Topo

Morre aos 95 anos pugilista que inspirou o filme Touro Indomável

Jake LaMotta em ação - AP
Jake LaMotta em ação Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

20/09/2017 12h27

O ex-pugilista Jake LaMotta morreu nesta quarta-feira, aos 95 anos. Campeão mundial em 1949, LaMotta inspirou a criação do filme Touro Indomável, clássico de Martin Scorsese, estrelado por Robert De Niro.

LaMotta morreu em decorrência de uma pneumonia.

O filme Touro Indomável foi produzido em 1980. Na época, Robert De Niro teve de convencer o diretor Martin Scorsese de que teria condições de interpretar Jake LaMotta.
 
Em seguida, o ator treinou boxe durante um ano com o LaMotta da vida real. Além disso, precisou engordar cerca de 30 kg para gravar a fase aposentada do pugilista.
 
Para que desse tempo de o ator ganhar peso, as filmagens foram suspensas por dois meses. Pelo papel, De Niro levou o Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator.
 
LaMotta começou no boxe após ser forçado pelo pai a brigar com os meninos do bairro. As lutas na região atraíram adultos, que começaram a apostar dinheiro. Com as vitórias do então adolescente LaMotta, o pai arrecadou dinheiro suficiente para pagar o aluguel da casa. Rebelde nas ruas, LaMotta chegou a ser internado quando tinha 16 anos em um reformatório sob a acusação de roubo.
 
Já na fase adulta, o pugilista contabilizou 83 vitórias, 19 derrotas e quatro empates. 
 
Jake LaMotta - Reuters - Reuters
Jake LaMotta em foto de 2009
Imagem: Reuters
 

Cena de Touro Indomável