Topo

Canelo Alvarez é suspenso por seis meses após ser pego no antidoping

Al Bello/Getty Images/AFP
Imagem: Al Bello/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/04/2018 13h44

A Comissão Atlética de Nevada suspendeu o boxeador Canelo Álvarez por seis meses. Ele foi flagrado no exame antidoping com a substância proibida Clenbuterol, utilizada para cortar gordura do corpo e manter a densidade muscular. O lutador foi pego em dois exames fora do período de competição realizados em fevereiro.

A suspensão de Canelo é retroativa, valendo a partir do dia da realização do exame (17 de fevereiro). Dessa maneira, ele estará livre para voltar a lutar em agosto deste ano. Antes de competir novamente, o lutador terá que passar por um exame antidrogas para ser liberado.

Antes de ser flagrado no doping, Canelo tinha luta marcada contra Gennady Golovkin no dia 5 de maio. Ele voluntariamente se retirou do combate após o anúncio do resultado do exame.

Utilizado para eliminar gordura corporal, clenbuterol também é vastamente encontrado em carne bovina contaminada no México. Segundo Álvarez, o segundo motivo teria sido a razão pelo qual a substância foi encontrada em seu organismo, pois o atleta afirma ter ingerido o alimento em recente viagem ao país.

Canelo Álvarez é o atual campeão médio-ligeiro da Organização Mundial de Boxe. Seu último combate foi justamente contra Gennady Golovkin. Na ocasião, a luta foi declarada um empate e o mexicano manteve seu cinturão.