UOL Esporte Lutas
 
05/02/2009 - 17h43

Pugilista galês que permaneceu dez anos como campeão confirma parada

Do UOL Esporte
Em São Paulo
OS NÚMEROS JOE CALZAGHE
AP
Joe Calzaghe permaneceu por mais de dez anos como campeão dos pesos supermédios
Nascimento: 23/03/1972, no País de Gales

Profissional: desde 1993

Cartel: 46 vitórias (32 nocautes), sem derrotas

Títulos: Em 1997, conquistou o primeiro entre os supermédios. Dez anos depois, passou a ter três cinturões na categoria: AMB, CMB e OMB
VEJA COMO FOI O ÚLTIMO COMBATE
ROY JONES JR. FOI A ÚLTIMA VÍTIMA
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE BOXE
O pugilista Joe Calzaghe, do País de Gales, confirmou sua aposentadoria do boxe profissional, após meses de especulação sobre o destino da sua carreira. Um dos maiores campeões da última década, ele deixa os ringues invicto, um feito raro para lutadores de alto nível.

Entre os pesos supermédios, Calzaghe chegou a deter num mesmo momento três títulos mundiais, com os cinturões do Conselho, Organização e Associação Mundial de Boxe, em 2007, após bater Mikkel Kessler, da Dinamarca, por pontos.

O galês fez seu último combate em novembro, com vitória contra Roy Jones Jr., também por pontos. "Foi uma decisão complicada, mas tenho certeza de ter conseguido tudo o que eu queria dentro do boxe", disse Calzaghe, segundo o jornal inglês The Guardian.

"Eu fui campeão mundial por 11 anos e não tenho mais objetivos a alcançar. Por isso estou anunciando a aposentadoria", confirmou Calzaghe, o pugilista a ficar o maior tempo como campeão nas últimas décadas.

Apesar de reinar na categoria, os últimos combates do pugilista tiveram forte dose de emoção. Tanto contra Jones Jr. quanto contra Bernard Hopkins ele teve de se recuperar de uma queda no primeiro assalto para virar o combate e garantir a manutenção de sua invencibilidade.

"Passei um bom tempo com minha família e eles queriam que eu parasse", explicou o ex-campeão, que disse ter poucas chances de mudar de idéia no futuro. "Eu venho lutando há 25 anos, mas você nunca pode dizer nunca para este esporte. No entanto, não me vejo nos ringues novamente e tenho orgulho de ser um dos poucos a me aposentar invicto."

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host