Topo

Campeonato Brasileiro decide vagas para o Mundial de Canoagem Maratona

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

19/08/2009 13h06

A 17ª edição do Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona reúne a partir desta sexta-feira, no lago de Palmas, em Tocantins, cerca de cem canoístas na briga por uma vaga para o Campeonato Mundial da modalidade, agendado para ocorrer entre os dias 16 e 20 de setembro, na cidade portuguesa de Crestuma.

Para garantir vaga no campeonato mundial, os canoístas precisam terminar entre os dois primeiros das provas K1, K2, C1 e C2 nas categorias junior e sênior masculino, e no K1 e K2 junior e sênior feminino. Além disso, também há um índice técnico a cumprir.

Segundo o supervisor do Comitê de Maratona da Confederação Brasileira de Canoagem, Thiago Borges, haverá dois critérios para a seleção dos atletas para o evento internacional.

"Além de terminar a prova dentro do primeiro critério, os atletas necessariamente deverão cumprir o segundo", explica Thiago Borges, supervisor do Comitê de Maratona da Confederação Brasileira de Canoagem.

O presidente da CBCA, João Tomasini Schwertner, destaca o potencial que a modalidade tem atualmente nas cidades interioranas do Brasil.

"Temos inúmeros lagos e represas espalhados por todo o país. Se agregarmos esse potencial para o esporte, com certeza teremos muitos outros atletas na modalidade. Estamos trabalhando para divulgar sempre mais nosso esporte em todo o território brasileiro", disse o dirigente.