Topo

Canoagem Slalom é confirmada no programa do Pan de 2011

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

06/11/2009 13h53

Além da pelota basca, mais um esporte foi incluído no programa oficial dos Jogos Pan-Americanos do México, que serão realizados em Guadalajara em 2011. A canoagem de velocidade também estará na disputa da competição.

O esporte terá uma subsede, segundo foi anunciado pela Odepa, sendo que o local será escolhido em dezembro. Na prova de velocidade, a disputa será em Ciudad Guzman, a cerca de 1h30 da cidade de Guadalajara.

"Essa é uma luta de mais de nove anos. Começamos com a tentativa de aprovação nos Jogos de Santo Domingo, mas por falta de rio natural com água perene não foi possível. Depois no Rio de Janeiro também não conseguimos já que a decisão era que nenhum esporte fosse praticado fora da cidade", comemorou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

A definição das vagas para o Pan acontecerão em outubro de 2010, durante o Campeonato Pan-Americano da modalidade. Serão 45 canoístas divididos em 12 na categoria K1 masculino, 12 no K1 feminino, nove no C1 masculino e seis no C2 masculino.

Supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da CBCa, Luiz Augusto Merkle, vai ao México em dezembro. "Ajudaremos a organização do evento para assessorar na adequação do rio para a montagem da pista. Os rios são bons para a prática da Canoagem Slalom, mas precisam se adequar às regras internacionais", disse ele.