Topo

Brasileiro de Canoagem Velocidade começa nesta quinta, no Rio

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/11/2009 09h58

Com a lagoa Rodrigo de Freitas como palco, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade terá início nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A competição reunirá 244 canoístas, um recorde para a modalidade dentro do país.

Nivalter Santos e Edson Silva são as principais estrelas da disputa, já de olho na preparação do novo ciclo olímpico, rumo aos Jogos de Londres, em 2012.

Eles lideraram o Brasil na conquista do Pan-Americano de Canoagem Velocidade de 2009. Edson ganhou três ouros, nas provas de de K1, K2 e K4, e Nivalter foi o campeão no C1. Além disso, eles foram finalistas no Mundial deste ano, realizado no Canadá.

“No Mundial ficamos a décimos de segundo de uma medalha de bronze no C1 200m com o Nivalter, e de uma medalha de ouro no K1 200m com o Edinho. Estes resultados, juntos, nos colocam entre os melhores do mundo”, comentou o técnico Álvaro Koslowski.

“Se tivéssemos mais apoio, melhores locais de treinamento e mais divulgação, com certeza seriamos ainda melhores e conquistaríamos muitos outros bons resultados como estes”, disse Nivalter, que este ano conquistou uma inédita medalha de ouro no C1 200m numa das etapas da Copa do Mundo de Canoagem.

Para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2009 foram inscritos 244 canoístas de dez estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e  Tocantins. As categorias de base também terão provas no Rio.