UOL Esporte Ciclismo
 
01/07/2009 - 14h33

Doping tira ciclista holandês da Volta da França

Das agências internacionais
Em Bruxelas (Bélgica)
Thomas Dekker está fora da disputa da Volta da França por doping. As novas análises das amostras de urina do ciclista holandês deram positivo para EPO (eritropoietina), conforme anunciou a equipe Silence-Lotto nesta quarta-feira. Ele não participará da tradicional competição, que começará neste sábado.

O presidente francês Nicolas Sarkozy manifestou seu desejo de apoiar a luta contra o doping na Volta da França. Nos últimos anos, diversos casos de atletas que usaram substâncias ilícitas mancharam a imagem da tradicional competição ciclística.

"É necessário apoiar a Volta da França e seus organizadores", afirmou Luc Chatel, porta-voz do governo francês. Rama Yade, novo ministro dos Esportes do país, destacou que a polícia acompanhará de perto a competição para ajudar na luta contra novos casos de doping. Sarkozy deve acompanhar uma das etapas da Volta, mas ainda não definiu qual.

No ano passado, o presidente francês também tinha a intenção de ver a prova, mas cancelou sua visita de última hora.
AJUDA PRESIDENCIAL
O atleta, de 24 anos, "soube nesta manhã que as novas análises realizadas em maio, por iniciativa da Agência Mundial Antidopagem (AMA), em amostras de urina de 24 de dezembro de 2007 coletadas em um controle antidopagem sem aviso prévio deram positivo para EPO", informou a equipe do ciclista em seu site oficial.

Dekker viajaria para Mônaco, local de partida da Volta da França, nesta quarta-feira. Marc Sergeant, diretor esportivo da Silence-Lotto, confirmou que o holandês será substituído pelo britânico Charles Wegelius. "Isso aconteceu quando Dekker não corria pela Silence, mas sim pela Rabobank. A notícia não é menos dolorosa por isso. Eu o coloquei imediatamente como inativo", disse o diretor.

Em seu currículo, Dekker sagrou-se campeão holandês em 2004 e 2005. Além disso, o ciclista ganhou a Tirreno-Adriático em 2006 e a Volta da Romandia em 2007. Em agosto de 2008, a imprensa holandesa publicou que o ciclista não foi selecionado para a Volta da França por conta de anomalias verificadas em testes sanguíneos feitos em junho na Volta da Suíça.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host