UOL Esporte Ciclismo
 
07/07/2009 - 12h43

Equipe vence etapa, e Armstrong fica empatado na liderança da Volta da França

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A volta de Lance Armstrong à Volta da França teve um grande momento nesta terça-feira. Após três anos de sua aposentadoria, o norte-americano está empatado na liderança da classificação geral, ao lado do suíço Fabian Cancellara. Pelas regras do desempate, porém, o suíço irá manter a camisa amarela de líder do "Tour".

Crédito
Armstrong comandou a Astana nesta terça, no contra-relógio por equipe, pela 4ª etapa
SOBREVOE A VOLTA DA FRANÇA
QUIZ: CONHECE O "TOUR DE FRANCE"?
LEIA MAIS SOBRE CICLISMO
VEJA FOTOS DA ETAPA DESTA TERÇA
Na etapa desta terça, Armstrong e o espanhol Alberto Contador comandaram o time Astana na vitória no contra-relógio por equipes, válido pela quarta etapa da competição. Com o tempo obtido, o heptacampeão empatou com Cancelara no tempo acumulado, com 10h38min07s.

"É um pouco decepcionante, mas ciclismo é isso", lamentou Armstrong. "Foi uma etapa difícil, com muitas curvas e subidas. É triste não estar com a camisa amarela por milésimos de segundo, mas em casa eu tenho várias (camisas de líder)", completou.

A Astana venceu com o tempo de 46min29s. O segundo colocado foi o time Garmin, dos EUA a 18s. O dinamarquês Saxo Bank, de Cancellara, ficou em terceiro, 40 segundos mais lento. Cancelara tinha exatamente 40 segundos de vantagem sobre Armstrong, conquistados no contra-relógio individual da primeira etapa da competição.

"É a precisão dos relógios suíços. O tempo está ao meu lado", afirmou Cancellara. "Manter a camisa amarela nestas condições é algo incrível. Demos o máximo e agradeço aos meus companheiros, com quem tenho um entrosamento fantástico. Respeitamos nossos limites, sabíamos que os últimos quilômetros seriam muito rápidos. Mas seguimos agrupados, sempre com calma e concentração", completou.

Maior vencedor da Volta da França, com sete títulos consecutivos entre 1999 e 2005, todos eles após derrotar um câncer, Armstrong anunciou sua aposentadoria em julho de 2005. Seu tempo longe das bicicletas, porém, durou apenas três anos. No início deste ano, ele voltou às competições com dois objetivos: divulgar a causa de prevenção ao câncer e, para isso, tentar a oitava taça do "Tour".

Nesta quarta-feira, os ciclistas terão uma etapa de 196,5 km, entre Le Cap d'Agde e Perpiñán.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host