UOL Esporte Ciclismo
 
18/07/2009 - 12h35

Ivanov vence 14ª etapa do Tour; Hincapie assume vice-liderança

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com certa tranquilidade, Serguei Ivanov venceu a 14ª etapa da Volta da França, disputada neste sábado entre Colmar e Besançon. O italiano Rinaldo Nocentini se manteve na liderança da competição, mas viu cair sua diferença para o norte-americano George Hincapie, que assumiu o segundo lugar.

Pascal Pavani/AFP
Serguei Ivanov venceu 14ª etapa do Tour de France, marcada por morte de torcedora
TORCEDORA MORRE ATROPELADA
TIROS ATINGEM CICLISTAS NO TOUR
ENTENDA A VOLTA DA FRANÇA
VEJA FOTOS DA 14ª ETAPA
A cerca de 10 quilômetros do final, Ivanov assumiu a liderança e manteve uma distância segura para os demais competidores. O russo completou o percurso, de 199 quilômetros, em 4h37min47, 16 segundos à frente de um pelotão formado por oito ciclistas - entre eles, Hincapie.

A partir do 14º quilômetro, um pelotão de 12 ciclistas se destacou na ponta - entre eles estavam Ivanov e Hincapie. A 70km do fim, os primeiros colocados abriram uma vantagem superior a 14 minutos para os rivais mais próximos, o que deu esperanças a Hincapie para assumir a ponta. No entanto, Nocentini se recuperou no último trecho da etapa e conseguiu manter a camisa amarela por uma pequena vantagem.

A diferença de Nocentini para Hincapie é de apenas cinco segundos. O norte-americano tomou a vice-liderança das mãos do espanhol Alberto Contador por apenas um segundo. Já Lance Armstrong caiu para a quarta posição, oito segundos distante do líder.

Esta foi a segunda vitória de Ivanov em uma etapa do Tour de France. Antes, ele havia terminado em primeiro em 2001, em Aix-les-Bains.

Para Mark Cavendish, o sábado foi desastroso. Ganhador de quatro etapas da atual edição da Volta, o ciclista britânico foi punido com rigor por fazer uma manobra irregular na reta de chegada. Ele agora figura na última posição.

Segundo os comissários, 'Cavendish diminuiu o ritmo bruscamente no sprint de Thor Hushovd'. O norueguês era um dos rivais do britânico na briga pela camisa verde, na competição dos melhores sprintistas.

A 14ª etapa do Tour foi marcada por um episódio negativo. Uma torcedora morreu após ser atropelada por uma motocicleta da Guarda Republicana Nacional. Outras duas pessoas se feriram.

Na sexta-feira, dois ciclistas foram atingidos por tiros durante a 13ª etapa da competição, disputada entre Vittel e Colmar.

Neste domingo, o Tour de France entra nos Alpes. O percurso de 207,5km entre Pontarlier e Verbier promete trazer dificuldades aos competidores, com uma subida nove quilômetros.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host