UOL Esporte Ciclismo
 
20/07/2009 - 10h27

Imprensa francesa põe Contador como protagonista e Armstrong vira "escudeiro"

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A briga interna dentro da equipe Astana, pelo título da Volta da França, está próxima de acabar. Pelo menos é o que destacaram os jornais franceses nesta segunda-feira, um dia depois de o espanhol Alberto Contador assumir a liderança e deixar seu companheiro de time, o norte-americano Lance Armstrong, para trás na classificação geral.

ORGANIZAÇÃO DE OLHO NO DOPING
AFP
Lance pedala à frente de Contador (d); mas, na clasificação, é o espanhol quem lidera
Esta segunda-feira é dia de descanso para os ciclistas. Mas, para os agentes controladores de doping, o trabalho não parou. Alguns dos atletas escolhidos foram os principais nomes deste ano no Tour. Pela equipe Astana, os dois líderes da competição, Alberto Contador (1º) e Lance Armstrong (2º), tiveram de dar amostras para análise. A informação veio do Twitter oficial de Lance Armstrong, que ainda listou Andreas Klöden como terceiro ciclista escolhido para ser testado nesta segunda.
FOTOS DA VITÓRIA DE A. CONTADOR
SAIBA COMO FOI A 15ª ETAPA DO TOUR
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CICLISMO
O duelo é entre o campeão de 2007, Contador, e o heptacampeão do Tour, Armstrong. Com a vitória do espanhol no domingo, após um ataque preciso nos quilômetros finais, Contador chega à 16ª etapa com 63h17min56s em cima de sua bicicleta, com uma vantagem de 1min37s para Armstrong, o segundo colocado na prova.

"Contador, o matador", rimou o título do jornal francês L'Equipe, lembrando das touradas espanholas, sobre a nova situação na tabela da Volta da França. O diário destacou que os seis últimos quilômetros de subida foram suficientes para que Contador atacasse seus principais rivais e comprovasse sua condição de favorito ao segundo título.

O L'Equipe ainda destacou que as qualidades de escalador devem favorecer o espanhol nas montanhas dos Alpes, que definirão o campeão desta edição do Tour. Após um dia de descanso, nesta segunda-feira, os ciclistas disputam a 16ª etapa entre Martigny e Bourg-Saint-Maurice, com um percurso de 159 km e duas grandes escaladas que dominam o trecho - a maior chegando a 2.473 m.

Já o Le Parisien destacou a qualidade de Lance Armstrong, que retornou após três anos de aposentadoria e se mantém entre os melhores do mundo. "Mas, já não é o melhor", pontuou o diário, para explicar o favoritismo de Contador na reta final da competição.

Por fim, o Le Figaro fez alusão às lutas de boxe e decretou que o norte-americano está "nas cordas", enquanto o Liberatíon escolheu a chegada do homem à Lua como metáfora. "Contador pisou em Armstrong", publicou em sua manchete, lembrando os 40 anos do primeiro passo do homem na lua, por Neil Armstrong.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host