UOL Esporte Ciclismo
 
21/07/2009 - 12h22

Espanhol fatura etapa marcada pelas fortes montanhas; Contador segue líder

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em uma etapa marcada por duas das maiores escaladas de toda a Volta da França de 2009, o espanhol Mikel Astarloza escapou a dois quilômetros do fim para vencer em 4h14min20. Nesta terça-feira, os ciclistas partiram de Martigny, na Suíça, para a 16ª etapa, e percorreram 159 km até a cidade francesa de Bourg-Saint-Maurice. Na classificação geral, Alberto Contador segue na liderança, sem mudanças na tabela, com Lance Armstrong em segundo.

ESCALANDO OS 'SÃO BERNARDOS'
Reuters
Mikel Astarloza, da Espanha, comemora muito a vitória na 16ª etapa da competição
Crédito
Contador, que manteve a liderança, ri antes da largada, atrás de um cão São Bernardo
VEJA AS IMAGENS DA ESCALADA
QUIZ SOBRE A VOLTA DA FRANÇA
VEJA, ETAPA A ETAPA, O PERCURSO
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CICLISMO
A terça-feira foi marcada por duas grandes montanhas: Grand-Saint-Bernard e Petit-Saint-Bernard. A maior delas, a primeira, levou os competidores a 2.400 m de altitude, enquanto a segunda foi um pouco mais leve, com 2.100 m acima do nível do mar.

Melhor para o italiano Franco Pellizotti. O ciclista chegou à etapa com a camiseta branca com bolinhas vermelhas, de líder nas metas de montanha, e manteve o favoritismo. Ele foi o primeiro a completar ambas as escaladas, somou todos os pontos que podia, e segue na liderança.

A dificuldade das montanhas causou muitas quebras de pelotão, como na fuga que deixou Pellizotti à frente. Nos quilômetros finais, em uma longa descida, a fuga persistiu e, a cinco quilômetros do fim, ainda tinha cerca de um minuto de vantagem. Astarloza disparou a pouco menos de dois quilômetros do fim, aproveitando-se do cansaço dos companheiros, e não foi alcançado. Foi a primeira vitória do espanhol no Tour.

Alberto Contador chegou na décima colocação, perto de Astarloza, e por isso mantém a camiseta amarela, de líder no geral. Lance Armstrong foi o 12º, seguinto com a segunda colocação. O espanhol atualmente tem 67h33min15s na prova, com 1min37s de vantagem para o norte-americano, heptacampeão.

Na descida final da prova, o alemão Jens Voigt, da equipe Saxo Bank, acidentou-se gravemente. Ele perdeu a consciência por alguns momentos, mas voltou a si e não é considerado em estado grave. O piloto feriu o rosto e o ombro e será obrigado a deixar o Tour.

A 17ª etapa da Volta da França, que acontece na quarta-feira, terá um percurso de 169,5 km, partindo de Bourg-Saint-Maurice a caminho de Le Grand-Bornand. Mais uma vez, os Alpes serão parte do percurso, com uma série de escaladas. Apesar de mais fracas do que as desta terça-feira, o nível de dificuldade será alto na reta de chegada da competição, que termina domingo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host