UOL Esporte Ciclismo
 
22/07/2009 - 12h24

Contador 'foge' nas montanhas, chega em 2º e fica mais perto da taça

Do UOL Esporte
Em São Paulo
SEGUNDO NO GIRO D'ITÁLIA É PEGO EM EXAME ANTIDOPING
AFP
O ciclista italiano Danilo Di Luca, segundo colocado no Giro d'Itália desta temporada, foi pego em exame antidoping. O anúncio foi feito pela União Ciclística Internacional, que atestou que o campeão do Giro de 2007 foi flagrado com a substância Cera, uma evolução do estimulante EPO.
O espanhol Alberto Contador está cada vez mais perto da sua segunda taça da Volta da França. Nesta quarta-feira, pela 17ª etapa da competição, o campeão de 2007 mostrou força nas montanhas e foi o segundo colocado, chegando entre dois irmãos de Luxemburgo: Frank Schleck, o vencedor, e Andy Schleck, terceiro, ambos da CSC Bank.

Frank Schlek completou os 169,5 km entre Bourg-Saint-Maurice e Le Grand-Bornand em 4h56min54s, vencendo Contador no sprint final. Ele já havia vencido duas vezes etapas da Volta da França.

Com isso, Contador ficou ainda mais confortavelmente na liderança geral do Tour, seguindo com a camiseta amarela, portanto, com 72h27min09s. "Alberto ganhou o Tour agora", chegou a dizer o chefe da Astana, Alain Gallopin, à linha de chegada.

Já o norte-americano Lance Armstrong, que esteve em um segundo grupo de fuga, perdeu espaço e deve servir apenas como escudeiro do espanhol até o final, domingo. Ele perdeu a segunda posição para os irmãos Schleck e aparece em quarto, com 3min55s de desvantagem.

"Eu sabia que os irmãos Schleck iriam me atacar e preferi não me arriscar, ser conservados para estar bem no contra-relógio de quinta-feira", disse Contador, que teve chance de vencer a etapa, mas se conservou, pensando no título. "A diferença para (o britânico Bradley) Wiggins, que agora era o maior rival na classificação, está bastante ampla e o contra-relógio deverá ser uma etapa tranquila para nós."

O espanhol Alberto Contador se deu bem com a estratégia ofensiva armada para o duro percurso. Em um grupo com quatro atletas, um deles o companheiro de Astana Andreas Kloden, partiu em uma fuga e usou suas habilidades nas "escaladas" para abrir vantagem. O líder do Tour chegou à última subida em vantagem e só precisou manter a intensidade das pedaladas.

AFP
Irmãos Frank (d) e Andy Schlek (c) cruzam a linha de chegada; Frank venceu, com o espanhol Alberto Contador (e) em segundo
AFP
Frank comemora a terceira vitória no Tour, assumindo a 3ª posição, atrás do irmão Andy
VEJA AS IMAGENS DA 17ª ETAPA
RELEMBRE A 16ª ETAPA DA VOLTA-09
VEJA, ETAPA A ETAPA, O PERCURSO
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CICLISMO
Em um segundo grupo de quatro atletas, o vice-líder Lance Armstrong, companheiro de equipe de Contador, lutou durante os 30 km finais para diminuir a vantagem e chegar perto do espanhol. A vantagem de 1min20s a 20 km do fim, aumentou para cerca de 2 min, e Lance se viu obrigado a atacar nos quilômetros finais para tentar manter-se bem na tabela. O esforço, no entanto, foi em vão, perdendo duas posições na tabela.

Para a 18ª etapa da Volta da França, os ciclistas terão um trabalho solo. Eles farão um percurso de 40,5 km na cidade Annecy, em um contra-relógio individual. No primeiro contra-relógio, na primeira etapa, o vencedor foi Fabian Cancellara, da Suíça, campeão olímpico em Pequim-2008.

Colegas sim, mas amigos...
O ciclista norte-americano Lance Armstrong admitiu não ter uma boa relação de amizade com o companheiro de equipe Alberto Contador. O seu companheiro de equipe foi o principal rival pelo título, e agora parte para o bicampeonato, a quatro etapas do fim.

"Nunca tive boas conexões com Contador, não passamos tanto tempo juntos", afirmou ele, ao L'Equipe. "Mas somos como antes, nossas relações são OK", completou, mostrando que não morre de amores, mas que também não odeio o companheiro.

Quem também falou sobre a relação foi o diretor da equipe, o belga Johan Bruyneel, que afirmou haver uma certa incompatibilidade entre eles. "Nunca houve aquele clique químico entre ambos (Contador e Lance). Mas também não há tensão", explicou ele.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host