UOL Esporte Ciclismo
 
23/07/2009 - 07h01

Após lesão o tirar do Tour, Murilo Fischer se isola nas montanhas da Colômbia

Maurício Dehò
Em São Paulo
Nos dois últimos anos, o ciclista Murilo Fischer colocou o Brasil no mapa do ciclismo, ao brigar para voltar a fazer o país vencer na Volta da França, competição mais importante da temporada. Em 2009, no entanto, faltou-lhe sorte e uma lesão acabou causando sua desistência do Tour, que seria o terceiro seguido. Assim, o catarinense escolheu se retirar para as montanhas da Colômbia, em busca da retomada na recuperação e também da sorte.

EQUIPE FAZ 'CARD' DO BRASILEIRO
Divulgação
Brasileiro Murilo Fischer virou um 'card' da equipe Liquigas, na apresentação que o time faz de seus ciclistas em seu site oficial
Divulgação
Fischer agora terá de esperar até 2010 para voltar a correr a tradicional Volta da França
CONTADOR ESTÁ PERTO DO TÍTULO
VEJA COMO FOI A 17ª ETAPA DO TOUR
VEJA, ETAPA A ETAPA, O PERCURSO
"Este ano começou com bastante falta de sorte para mim", lamentou o ciclista, que foi às três últimas Olimpíadas. "Eu levei um tombo em que machuquei o joelho. Depois, a apenas 15 dias da Volta da França, cai de novo e quebrei o pulso."

Após dois anos seguidos no Tour, Fischer, de 30 nos, conquistou a confiança de sua equipe, a italiana Liquigas, com resultados como a terceira colocação conseguida em 2007. Assim, tinha vaga garantida entre os nove ciclistas que formavam o elenco da competição. Pelo menos até a queda, que o forçou a deixar as esperanças para 2010 na prova.

Com a temporada comprometida, o catarinense de Brusque descansou um pouco. Apenas o suficiente para retomar os treinos intensos. A escolha foi pela altitude da Colômbia, onde já havia tido uma experiência em 2008. "Escolhi fazer o treino perto da cidade de Medellín, num local com muitas elevações e em que a altitude de base é de 2.100 m. A falta de oxigênio te faz forçar mais, trabalhando com batimentos cardíacos mais altos", explicou ele.

Se na última temporada Fischer levou um amigo para a preparação, este ano o isolamento foi total. Assim, o ciclista se viu obrigado a procurar ciclistas locais para ajudarem nos treinos. "A única coisa negativa é passar este tempo sozinho. Por outro lado, é quase uma exigência para um ciclista realizar um treino desses. Uma coisa compensa a outra", analisou ele.

Os treinos na Colômbia têm duração de exatas três semanas e um calendário que deixa pouco tempo para descanso. São até 5h de pedaladas por dia, completando percursos de 130 a 150 km, visando à parte final da temporada. No início de agosto, o ciclista já volta às competições, com a Clássica de San Sebastian, na Espanha, e a Clássica de Hamburgo, na Alemanha.

SEGUNDO NO GIRO D'ITÁLIA É PEGO EM EXAME ANTIDOPING
AFP
O ciclista italiano Danilo Di Luca, segundo colocado no Giro d'Itália desta temporada, foi pego em exame antidoping. O anúncio foi feito pela União Ciclística Internacional, que atestou que o campeão do Giro de 2007 foi flagrado com a substância Cera, uma evolução do estimulante EPO.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CICLISMO
O objetivo final é mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Para Murilo, a idade em que os ciclistas atingem seu auge é próximo dos 35. Em Londres-2012, o brasileiro estará com 33 e terá a chance de tentar seguir evoluindo, após ser o 20º colocado na prova de estrada dos Jogos de Pequim, em 2008.

Controle antidoping não descansa
Nem longe da Europa Murilo Fischer tem descanso quando o assunto são os exames antidoping. O brasileiro até comemora o alto controle. Todo ciclista do Pro Tour tem de passar uma relação com os locais onde se encontrará para a União Ciclística Internacional, para poder ser testado de surpresa, onde quer que seja.

"Ano passado, eu estava treinando na altitude, no Equador, e aconteceu. Então, é algo que funciona realmente", afirmou Fischer. Não basta aos ciclistas avisarem onde estarão. Todos os dias, durante uma hora, eles precisam ficar em um local fixo, pré-avisado, para poderem ser submetidos aos testes, caso um agente apareça.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host