UOL Esporte Ciclismo
 
25/07/2009 - 11h36

Contador 'garante' a taça antecipada; espanhol vence a penúltima etapa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O espanhol Alberto Contador já começa a comemorar o bicampeonato da Volta da França. Neste sábado, na penúltima etapa da competição, a vitória ficou com Juan Manuel Garate, mas nada se alterou na classificação geral. Contador segue com a camiseta amarela de líder no geral e tem chances mínimas de perdê-la na chegada à França.

Crédito
Contador completa o trecho atrás de Andy Schleck, mas coloca as duas mãos na taça
VEJA AS IMAGENS DESTA 20ª ETAPA
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CICLISMO
Isto porque, costumeiramente, a última etapa do Tour não tem disputa pela primeira colocação. Quem chega com a camisa amarela apenas "desfila" na chegada a Paris, num código de ética próprio da competição. Assim, Contador repete o título de 2007, frustrando a chance do octacampeonato do norte-americano Lance Armstrong. Apenas um acidente pode alterar o resultado.

"Tem sido um Tour difícil. Sofri, porque a cada minuto da escalada deste sábado eu pensava que o título da Volta da França estava mais próximo", comemorou Contador, que só cumpre tabela no domingo.

A etapa deste sábado foi das mais disputadas, já que a disputa pela segunda e terceira colocações ainda está aberta. Após 167 km entre Montélimar e Mont Ventoux, a chegada foi em subida e favoreceu a fuga do espanhol Juan Manuel Garate, que num impulso na última curva bateu o rival Tony Martin, com 4h39min21s.

Logo atrás, Contador veio um pequeno pelotão, em que também chegaram Andy Schleck (3º) e Armstrong (5º) - o espanhol foi o quarto no dia. Com a chegada junta destes ciclistas, Contador manteve a liderança, com 4min11s de vantagem, e o Tour de 2009 marca o pódio de Lance Armstrong. O norte-americano ficará com a terceira posição, atrás de Andy Schleck.

A etapa final da Volta da França, neste domingo, terá início em Montereau-Fault-Yonne, com um percurso de 164 km até o tradicional Champs-Élysées, na capital francesa.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host