UOL Esporte Ciclismo
 
18/09/2009 - 11h18

Campeão da Volta de Portugal é flagrado em exame antidoping

Das agências internacionais
Em Lisboa (Portugal)
Campeão da Volta de Portugal 2009, o ciclista português Nuno Ribeiro vai perder o título após ser flagrado em exame antidoping realizado antes da competição, cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira.

João Manuel Ribeiro/Reuters
Pouco mais de um mês após a conquista, Ribeiro é pego em exame antidoping
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CICLISMO
O teste surpresa, realizado no dia 3 de agosto, três dias antes da prova portuguesa, acusou a presença da substância EPO (eritropoietina) do tipo CERA nas amostras de Ribeiro e dos espanhóis Héctor Guerra e Isidro Nozal, todos integrantes da mesma equipe, a Liberty Seguros.

Ribeiro, de 32 anos, que já tinha vencido a prova portuguesa em 2003, irá perder seu título de 2009 para o espanhol David Blanco, vencedor também em 2008. Após a divulgação dos resultados dos exames, a seguradora Liberty Seguros anunciou que não apoia mais a equipe dos três ciclistas.

A União Ciclista Internacional (UCI) comunicou que os três atletas estão provisoriamente suspensos até comparecerem às suas respectivas federações, órgãos competentes para punir os atletas.

O diretor da Volta de Portugal, Joaquim Gomes, declarou nesta sexta-feira que tinha "uma sensação estranha, mescla de tristeza e decepção", mas também que "é uma satisfação saber que a luta antidoping dá resultado."

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host