UOL Esporte Ciclismo
 
18/03/2010 - 15h12

Ciclista uruguaio está fora dos Jogos Sul-Americanos por doping

Das agências internacionais
Em Montevidéu (URU)

O ciclista Rafael Ferrero é o quarto atleta do Uruguai que deixa a equipe de ciclismo do país nos Jogos Sul-Americanos de Medellín. Ferrero foi flagrado com rastros de cocaína após exame de doping, de acordo com fontes oficiais. O diretor nacional de esportes do Uruguai, Ernesto Irureta, confirmou que após o resultado ter sido comunicado ao Comitê Olímpico Uruguaio, os dirigentes da delegação decidiram retirar o ciclista da competição.

Ferrero iria competir nesta quinta-feira, na prova de perseguição individual dos Jogos. Na quarta-feira, três dos quatro boxeadores uruguaios selecionados para participar da competição também foram impedidos de competir, após testes que comprovaram rastros de cocaína.

Os boxeadores estavam se preparando para viajar para a Colômbia. “Vamos buscar soluções para apoiar os esportistas e tentar tirá-los do vício nas drogas”, afirmou Irureta. Os boxeadores e o ciclista ainda não sabem qual punição irão receber do Comitê Olímpico Uruguaio.

Presidente da entidade, Julio César Maglione, que também dirige a Federação Internacional de Natação (Fina), disse que se sente “comovido e preocupado” pelas confirmações de doping. “O que aconteceu é impactante e devemos analisar os fatos com profundidade”, afirmou Maglione.

O Comitê Olímpico Uruguaio selecionou 147 esportistas para participar e Jogos Sul-Americanos de Medellín. Destes, 35 foram submetidos a controles antidoping.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host