UOL Esporte Ciclismo
 
28/05/2010 - 12h56

Italiano vence e Ivan Basso assume a liderança do Giro a duas etapas do fim

Das agências internacionais
Em Roma (ITA)
  • Basso comemora ao assumir a liderança do Giro

    Basso comemora ao assumir a liderança do Giro

 No momento decisivo do Giro d’Itália, o ciclista da casa Ivan Basso assumiu a camiseta rosa e é o novo líder da tradicional volta. Nesta sexta-feira, pela 19ª etapa da competição - a apenas duas do fim -, Michele Scarponi (Androni-Diquigiovanni) foi o mais veloz do dia, com 5h27min4s.

Os atletas tiveram um percurso montanhoso, cheio de escaladas, com 195 km entre Brescia e Aprica. A etapa é marcada por uma passagem considerada “lendária”, passando pela íngrime montanha Mortirolo, nos Alpes. No sábado, eles percorrem 178 km entre Bormio e Passo del Tonale, também com dificuldade elevada.

Com o resultado, Basso assumiu a liderança, que na última semana foi mantida com tranquilidade pelo espanhol David Arroyo. O italiano acompanhou a fuga de Scarponi na parte final e por isso conseguiu mudar sua situação na tabela, ao chegar em segundo. O terceiro colocado foi outro italiano, Vincenzo Nibali.

Agora, ele tem uma vantagem de 51 segundos para Arroyo na classificação geral e 2min30 sobre Nibali, o terceiro melhor do Giro 2010.

Basso foi um vencedor do Giro, na edição de 2006, mas no ano seguinte admitiu ter se dopado para competir. Ele ficou dois anos afastado do ciclismo, mas voltou em 2008.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host