UOL Esporte Ciclismo
 
REUTERS/Eric Gaillard

Ciclista acena após acidente no fim da 1ª etapa da Volta da França, em Bruxelas

04/07/2010 - 10h31

Cachorro causa quedas; suíço mantém a ponta em dia 'caótico' e acidentado

Das agências internacionais
Em Bruxelas (BEL)

Uma cena incomum quase causou grandes prejuízos aos ciclistas da Volta da França. Um cachorro invadiu a estrada neste domingo, no primeiro estágio da competição, o que acabou levando a um acidente envolvendo ciclistas como o campeão do Giro d’Itália Ivan Basso. A etapa deste domingo foi marcada por acidentes e vencida por um italiano que se livrou deles.

  • AFP

    Italiano se livrou dos acidentes e faturou a vitória

Depois do prólogo de sábado, vencido por Fabian Cancellara, os atletas partiram de Roterdã (HOL) para Bruxelas (BEL), num percurso de 223,5 km em direção à França.

Basso, de volta ao Tour após cinco anos, e o britânico David Millar estavam pedalando no quilômetro número 56 da etapa, quando aconteceu o acidente.

O cachorro passou em frente ao pelotão e, tentando desviar dele, os ciclistas acabaram se envolvendo em quedas. Eles puderam, no entanto, retomar seus postos no pelotão, com a ajuda dos companheiros.

No resultado final da etapa, Cancellara manteve sua camiseta amarela de líder na classificação geral ao chegar junto ao pelotão. A vitória ficou com o italiano Alessandro Petacchi, que se deu melhor que os rivais no sprint final, após 5h09min38s.

O final da etapa foi marcado por um outro grande acidente, com vários envolvidos no quilômetro final de disputa, incluindo Fabian Cancellara e Lance Armstrong. Com isso, Petacchi e mais cerca de 20 ciclistas que conseguiram se livrar do problema disputaram o sprint, o que não mudou as posições na tabela do Tour 2010.

“O estágio estava nervoso o dia todo, mas o final foi maluco. Foi caótico”, disse Cancellara.

Lance Armstrong também chegou com o mesmo tempo do pelotão, mantendo inalterada a sua quarta colocação, duas à frente do grande rival Alberto Contador, atual campeão do Tour.

Na segunda-feira, pela 2ª etapa da Volta da França, os ciclistas disputam um percurso  de 201 km, com trechos montanhosos, de Bruxelas a Spa, na Bélgica.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host