UOL Esporte Ciclismo
 
16/07/2010 - 12h27

Contador surpreende em subida final e baixa diferença para Schleck na Volta da França

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Contador atacou na última ladeira e conseguiu tirar 10s da vantagem de Schleck, mas não venceu

    Contador atacou na última ladeira e conseguiu tirar 10s da vantagem de Schleck, mas não venceu

Com um avanço espetacular na última subida, o espanhol Alberto Contador ficou muito próximo de vencer a 12ª etapa da Volta da França, mas foi acompanhado por seu compatriota Joaquin Rodriguez Oliver, que acabou por levar a melhor no duelo do sprint final e ganhou a corrida entre Bourg-de-Péage e Mende, após terminar os 210 km de prova em 4h58min26s.

No entanto, Contador, atual campeão, conseguiu baixar em 10s sua diferença para o atual líder da Volta da França, o luxemburguês Andy Schleck, que mantém a camisa amarela consigo, mas agora, com uma diferença de 31s.

Se a camisa amarela não mudou de dono, a camisa verde voltou para o norueguês Thor Hushovd, que se posicionou entre os primeiros durante dois terços da corrida para obter os pontos de sprint, distribuídos em dois locais diferentes. Hushovd passou em 2º e 1º lugar, respectivamente, e levou 10 pontos, recuperando a camisa verde de Alessandro Petacchi, que permaneceu no pelotão e não pontuou. Hushovd tem 167 pontos, Petacchi tem 161.

O francês Jerome Pineau, que portava a camisa de montanhista (branca com bolas vermelhas), sofreu um acidente logo no início da etapa e se viu ultrapassado por seu compatriota e adversário direto, Anthony Charteau – ele somou 17 pontos em três competições de subida e chegou a 107 pontos no geral, contra 92 de Pineau.

A próxima etapa será já neste sábado, 196 km entre as cidades de Rodez e Revel, num trecho mais plano, que promete mais disputas em sprints e um final emocionante.

A subida de Contador

Não que o fim da etapa desta sexta-feira tenha sido insosso. Foi surpreendente. A corrida, de relevo acidentado em sua maior parte, contava com uma subida de nível 2 logo no final, terminando a somente 2 km da linha de chegada.

Até o início da ladeira, de 10% de inclinação, quatro ciclistas se destacavam do pelotão e dos perseguidores: o alemão Andreas Klöden, o cazaque Alexandre Vinokourov, o canadense Ryder Hesjedal e o bielorrusso Vasil Kiryienka.

Porém, os quatro foram, um a um, sucumbindo à ladeira de nível 2, e permitiram a aproximação do pelotão. Apenas Vinokourov conseguiu se manter bem, ainda na liderança.

Foi quando, alguns metros atrás, Contador resolveu surpreender Schleck com um ataque a poucos metros do fim da subida, no trecho mais difícil, quando o atual camisa amarela parecia não esperar um avanço tão fulminante.

Contador conseguiu uma ascensão espetacular, seguido de perto por Joaquin Rodríguez. Ambos ultrapassaram Vinokourov e, na ponta, a preocupação de Contador era manter Schleck o mais distante possível.

Mas talvez o peso de perseguir Schleck tenha surtido efeito na hora de tentar vencer a etapa. Contador queria completar uma corrida perfeita, mas não conseguiu segurar o ímpeto de Rodríguez, que o ultrapassou a poucos metros do fim e cruzou a linha de chegada em primeiro.
 

Resultado da 12ª etapa da Volta da França – Bourg-le-Péage – Mende (210 km)

1. Joaquin Rodriguez (ESP) - 4h58min26s
2. Alberto Contador (ESP) - mesmo tempo
3. Alexandre Vinokourov (CAZ) - a 4s
4. Jurgen Van Den Broeck (BEL) - a 10s
5. Andy Schleck (LUX)
6. Samuel Sanchez (ESP)
7. Andreas Kloden (ALE)
8. Denis Menchov (RUS)
9. Robert Gesink (HOL) - a 15s
10. Roman Kreuziger (CZE)

Classificação geral da Volta da França (competição por tempo)

1. Andy Schleck (LUX) - 58h42min01s
2. Alberto Contador (ESP) a 31s
3. Samuel Sanchez (ESP) a 2min45s
4. Denis Menchov (RUS) a 2min58s
5. Jurgen Van Den Broeck a (BEL) 3min31s
6. Levi Leipheimer (EUA) a 4min06s
7. Robert Gesink (HOL) a 4min27s
8. Joaquin Rodriguez (ESP) a 4min58s
9. Luis-Leon Sanchez (ESP) a 5min02s
10. Roman Kreuziger (CZE) a 5min16s

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host