UOL Esporte Ciclismo
 
Lionel Bonaventure/AFP

Pierrick Fedrigo venceu 16ª etapa da Volta da França com tempo de 5h31min43

20/07/2010 - 12h24

Com sprint no fim, Fedrigo vence etapa da Volta da França; Contador segue líder

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Em um final emocionante, Pierrick Fedrigo venceu a 16ª etapa da Volta da França, disputada nesta terça-feira. O ciclista francês venceu o trecho de 199,5 km entre Bagnères-de-Luchon e Pau, marcado por fortes subidas. Ele levou a melhor no sprint final, a cerca de um quilômetro do fim da prova.

SUSPEITA DE DOPING

O ciclista italiano Alessandro Petacchi, vencedor de duas etapas da Volta da França, está sendo investigado em seu país por doping. Frascos com perfluorocarburo, substância usada em anestesias, e albumina foram encontrados na residência do atleta, de 36 anos.

A vitória parecia nas mãos de Carlos Barredo. O espanhol liderou os quilômetros finais, mas foi alcançado na chegada a Pau pelos demais competidores e acabou ultrapassado.

Alberto Contador se manteve na liderança da classificação geral. O ciclista, que pediu desculpas por assumir a ponta sem ‘fair play’, segue à frente do luxemburguês Andy Schleck. A diferença entre eles é de oito segundos.

A 45 km do fim da etapa, Barredo forçou o ritmo e assumiu a liderança da etapa. Cinco quilômetros depois, o ciclista espanhol já havia aberto uma distância de 25 segundos para o pelotão mais próximo. No entanto, ele não resistiu ao ataque dos concorrentes na parte final da prova.

Lance Armstrong, sete vezes campeão da Volta da França, enfim deixou as participações discretas de lado nesta edição. O ciclista dos Estados Unidos logo despontou no grupo dos primeiros colocados da prova e terminou em sexto.

"Era difícil ganhar contra competidores favoritos à vitória. Sabia que tirar proveito no sprint seria muito complicado. Agradeço ao público que me apoiou e aprecio a reação quando me viram lutando", disse Armstrong.

Os ciclistas terão a quarta-feira para descansar. Eles disputarão a 17ª etapa da Volta da França na quinta, quando percorrerão um trecho de 174 km entre Pau e Col de Tourmalet.

Veja a classificação da 16ª etapa da Volta da França:

1. Pierrick Fedrigo (FRA) – 5h31min43
2. Sandy Casar (FRA) – mesmo tempo
3. Ruben Plaza Molina (ESP) – m.t.
4. Damiano Cunego (ITA) – m.t.
5. Christopher Horner (EUA) – m.t.
6. Lance Armstrong (EUA) – m.t.
7. Jürgen van de Walle (BEL) – m.t.
8. Christophe Moreau (FRA) – m.t.
9. Carlos Barredo (ESP) – a 28s
10. Thor Hushovd (NOR) – a 6min45

Confira a classificação geral da Volta da França:

1. Alberto Contador (ESP) – 78h29min10
2. Andy Schleck (LUX) – a 2s
3. Samuel Sanchez (ESP) – a 2min
4. Denis Menchov (RUS) – a 2min13
5. Jürgen van der Broeck (BEL) – a 3min39
6. Robert Gesink (HOL) – a 5min01
7. Levi Leipheimer (EUA) – a 5min25
8. Joaquin Rodriguez Oliver (ESP) – a 5min45
9. Alexandre Vinokourov (CAZ) – a 7min12
10. Ryder Hesjedal (CAN) – a 7min51

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host