UOL Esporte Ciclismo
 
Joel Saget/AFP

Alberto Contador comemora conquista do terceiro título da Volta da França

25/07/2010 - 12h48

Sem surpresa, Contador conquista Volta da França pela terceira vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Alberto Contador confirmou neste domingo a conquista de seu terceiro título da Volta da França. Na chegada dos competidores em Paris, o ciclista espanhol festejou a vitória sobre o luxemburguês Andy Schleck. 

  • EFE/Javier Lizún

    Com vantagem de 39s para Schleck, Contador conquistou do seu terceiro título da Volta da França

Para ficar com seu terceiro título da Volta da França (já havia vencido em 2007 e 2009), Contador viveu momentos decisivos no sábado. O espanhol tinha uma vantagem de oito segundos para Schleck e, no trecho contra o relógio, conseguiu ampliá-la para 39 segundos.

“Depois do grande sofrimento de ontem, é incrível. As diferenças são tão pequenas que precisamos ter muita atenção em todas as etapas para ver onde podemos ganhar tempo”, disse o ciclista espanhol.

Contador reservou elogios para Schleck, vice-campeão “Ele é um grande corredor, tem uma mentalidade ganhadora e continuará me complicando. Se tudo correr bem, lutaremos por muitos anos”, comentou.

Mark Cavendish foi o vencedor da última etapa, em um trecho de 102,5 km entre Longjumeau e Paris (Champs-Elysées). Nos últimos metros, o ciclista britânico arrancou para vencer sua quinta etapa na competição, com o tempo de 2h42min21.

A última etapa da Volta da França foi marcada por um clima descontraído. Os competidores deixam a disputa de lado e seguem uma espécie de “código de ética”, sem a existência de ataques na disputa por posições na classificação geral.

O início da etapa teve um atraso de 18 minutos. Tudo por conta de um problema com Lance Armstrong; o ciclista norte-americano colocou uma camiseta de sua fundação, e os juízes lhe pediram para trocá-la.

Confira a classificação da 20ª etapa da Volta da França:

1. Mark Cavendish (GBR) – 2h42min21
2. Alessandro Petacchi (ITA) – mesmo tempo
3. Julian Dean (NZL) – m.t.
4. Jürgen Roelandts (BEL) – m.t.
5. Oscar Freire (ESP) – m.t.

Veja a classificação final da Volta da França:

1. Alberto Contador (ESP) – 91h58min48
2. Andy Schleck (LUX) – a 39s
3. Denis Menchov (RUS) – a 2min01
4. Samuel Sánchez (ESP) – a 3min40
5. Jürgen van der Broeck (BEL) – a 6min54

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host