Topo

Nike é intimada em processo de doping de Lance Armstrong

Do UOL, em São Paulo

26/08/2015 19h20

A Nike foi intimada como testemunha de acusação contra Lance Armstrong. O atleta está  sendo processado pelo governo americano, que pede a Armstrong a devolução de mais de 30 milhões de dólares pagos pelos órgãos federais de correio no período de 1998 a 2004.

A empresa de material esportivo era patrocinadora de Armstrong até 2012, quando explodiu caso de doping do atleta. O governo quer saber sobre documentos financeiros e também pede depoimentos de testemunhas da Nike em busca de qualquer coisa sobre o doping envolvendo Armstrong.

A Nike, no entanto, já pediu à justiça o acesso limitado e que os documentos sejam mantidos sob proteção da justiça.

Além do governo dos EUA, o próprio Lance Armstrong pede uma investigação sobre quanto a Nike lucrou com o atleta. O ciclista alega que a empresa responsável pelos correios dos Estados Unidos não repassou todo o dinheiro do patrocínio de Armstrong no período.

Em nota, a Nike ressalta um esforço para que os documentos continuem secretos e que os mesmos são irrelevantes para o processo movido entre Armstrong e o órgão dos correios.

O governo pede ainda que a Nike revele qualquer tipo de comunicação com Armstrong sobre doping. A empresa deve ser ouvida no dia 29 de setembro sobre o assunto.