UOL Esporte Ciclismo
 
04/01/2009 - 15h37

Chamorro e Janildes vencem Copa América de ciclismo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O calendário continental do ciclismo teve sua primeira grande competição de 2009 neste domingo. Em prova disputada em Interlagos, em São Paulo, o argentino Francisco Chamorro levou o troféu da nona edição da Copa América. No feminino, Janildes garantiu a hegemonia da família Fernandes, detentora de sete títulos consecutivos.

O argentino da equipe Scott/Marcondes César venceu no sprint, completando as 16 voltas (62,464 km) no circuito com o tempo de 1h39min20s976, menos de meia roda à frente de seu companheiro de equipe e tetracampeão Nilceu Aparecido dos Santos, 1h39min21s001. O cubano Michel Garcia, da equipe CESC/São Caetano/Sundown/ Nossa Caixa, terminou em terceiro lugar (1h39min21s162).

"A chuva dificultou um pouco as coisas, mas no final deu tudo certo. A meta era trabalhar para o Nilceu vencer, mas ele se enroscou em uma queda e eu pude chegar mais inteiro", explicou o ciclista argentino, de 27 anos. "Foi uma boa estreia e um excelente começo de ano", afirmou Chamorro.

Campeã em 2003, na primeira edição feminina, Janildes voltou ao topo do pódio e garantiu o bicampeonato com facilidade. Ela, que defende o Clube Fernandes, completou as sete voltas (27,3 km) com o tempo de 52min23s050, 48 segundos à frente da segunda colocada, Natália Lima, da Scott/Marcondes César, que fechou em 53min11s621. Luciene da Silva, também da equipe de São José dos Campos, ficou em terceiro, ao fazer 53min11s873.

"Fiquei surpresa com a vitória, pois a tática era que eu ajudasse a Clemilda a vencer, mas ela foi muito marcada. Dessa forma, decidi escapar do pelotão e consegui manter o ritmo até o final. Estou muito feliz porque conseguimos mais uma vitória graças à união da equipe", explicou a bicampeã da competição que voltou este ano a São Paulo, após experiência no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host