UOL Esporte Ciclismo
 
09/07/2009 - 12h27

Com chuva e chegada apertada, norueguês Hushovd vence 6ª etapa do 'Tour'

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A chuva deu as caras nesta quinta-feira na sexta etapa da Volta da França, entre Girona e Barcelona, na Espanha. O britânico David Millar havia disparado do pelotão, mas não agüentou no final e o norueguês Thor Hushovd ganhou o duelo contra o espanhol Oscar Freire no sprint final.

LIDERANÇA SEGUE INALTERADA
Pascal Pavani/AFP
O norueguês Thor Hushovd ganhou o duelo contra o espanhol Oscar Freire no final
Christophe Ena/AP
O suíço Fabian Cancellara o foi 10º no dia e mantém a camiseta amarela do 'Tour'
VEJA MAIS FOTOS DESTA ETAPA
LEIA MAIS SOBRE CICLISMO
Na classificação geral, a chegada do pelotão fez com que a situação permanecesse inalterada. O suíço Fabian Cancellara, campeão olímpico no contra-relógio em Pequim-2008, foi 10º no dia e mantém a camiseta amarela, com o tempo total de 19h29min22s.

No entanto, Cancellara está empatado com Lance Armstrong, heptacampeão do Tour, que perde apenas nos critérios de desempate. Alberto Contador, companheiro do norte-americano, é o terceiro, a 19s.

Nesta etapa, os ciclistas enfrentaram trechos de montanha e outras partes mais planas. A chuva atingiu os atletas quando faltavam cerca de 40 km para o final da etapa, que teve 181,5 km.

Quando faltavam 29 km para o final da competição, o britânico David Millar, da equipe Garmin - Slipstream, tentou se distanciar do pelotão. Em seguida, o espanhol Amets Txurruka, da equipe Euskaltel - Euskadi também disparou e tentou alcançar o britânico. O francês Rémi Pauriol tomou a mesma tática e se desligou do pelotão, que foi ficando para trás.

Com 16 km para o final, David Millar tinha 58s de vantagem para o pelotão, com Amets Txurruka e Rémi Pauriol entre eles. Caso chegasse na linha de chegada com 1min08s de diferença para o pelotão, Millar tomaria a camisa amarela do suíço Fabian Cancellara.

Aos poucos, Millar foi abrindo e ficando cada vez mais perto da vitória. A chuva causou algumas quedas no pelotão, principalmente, quando a etapa alcançou algumas ruas estreitas de Barcelona.

O pelotão aumentou o ritmo quando faltavam cerca de 10 km para o final e a diferença para David Millar foi caindo ao poucos. Com isso, o britânico não resistiu e foi 'atropelado' pelo pelotão. O norueguês Thor Hushovd levou a melhor no sprint final contra Oscar Freire.


Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host