Topo

Coluna

Campo Livre


Campo Livre

A pedalada na casa de Jean

Na casa de Jean, as pedaladas não foram de Robinho e deram o título do Brasileirão ao Botafogo em 2002 - Antônio Gaudério/Folhapress
Na casa de Jean, as pedaladas não foram de Robinho e deram o título do Brasileirão ao Botafogo em 2002 Imagem: Antônio Gaudério/Folhapress
Leandro Ramos

06/11/2018 12h28

Eu gosto do Botafogo. Acho um clube com uma história linda, e trabalhei com uma pessoa que era muito gente boa e muito botafoguense no meu primeiro emprego, Jean era o nome dele. Hoje em dia, está ficando cada vez mais raro você encontrar um botafoguense empolgado, mas o meu amigo de baia Jean era muito. Não importa o quão mal ia o Botafogo, Jean ia pra todo jogo acreditando na vitória. Ele era um otimista e esse era o jeitinho dele cultivar seu amor clubístico. Acontece que Jean teve um filho. Nasceu a criança, Jair. Foi aquela alegria na família de alvinegros, ele deu um uniforme do Botafogo, cantou o hino pro filho quando o pegou no colo pela primeira vez, deu pijama, toalha, brinquedo, coberta, velotrol, tudo do Botafogo, até que o filho de Jean aos dois anos enfim pegou amor ao clube.

O bebê foi crescendo e na hora de dormir, o pai sempre contava histórias do passado glorioso do fogão, do Garrincha, do Nilton Santos, do Gérson, do Jairzinho, e toda a poesia do clube conquistou o coração do menino. Toda noite era Botafogo e Ursinho Pooh na hora de nanar. Só que o tempo foi passando e, apesar das historinhas do papai, o Botafogo ia mal das pernas quando o menino fez três anos. Nessa idade, toda criança é muito volúvel à convivência tóxica com coleguinhas que torcem para clubes em melhor fase. O prezinho é a mais selvagem das fases escolares, o bullying é fortíssimo, ninguém quer ser zoado, porque ainda chupa chupeta ou porque torce para o clube que não ganha. Então, como largar a chupeta era muito difícil,  o filho de Jean ficou na dúvida se ainda era jogo ser um dos três botafoguenses na turminha e, ao chegar em casa um dia, disse:

- Papai, quero ser Flamengo.

O mundo de Jean desabou. Meu colega de trabalho estava desesperado. Todos os dias ele contava que o filho estava querendo torcer pro Flamengo, dizia o nome dos atletas do Flamengo, pediu uma camisa. Jean não sabia mais o que fazer. Em 2002, não existia Youtube, o botafoguense daquela época precisava ter revista e jornal antigo, fita VHS ou DVD de gols antigos se quisesse mostrar as jogadas de Garrincha e Nilton Santos para o filho. Jean tinha seu arquivo pessoal, mas seu filho já estava cansado de ver aquilo, mesmo uma criança de três anos de idade enjoa de ver sempre a mesma coisa. Foi quando, apavorado com a possibilidade de nunca mais poder torcer para o clube de coração junto do filho e não poder levá-lo ao estádio, Jean tomou a decisão mais difícil de sua vida. Sabendo que o filho ainda não estava completamente alfabetizado, ele passou a assistir na reta final do Brasileirão a todos os jogos do Santos com a TV no mudo e fingindo para o filho que era o Botafogo. O Peixe tinha Diego e Robinho encantando o Brasil com um futebol moleque, irresponsável, bonito de ver. E deu certo. A cada gol do Santos, Jean e seu filho comemoravam em casa, iam pra janela e gritavam "Fogo!". O teatro de Jean era meticuloso, ele narrava o jogo pro filho trocando o nome dos atletas do Santos por atletas do Botafogo e nunca se arrependeu disso. No fim das contas, o seu "A Vida é Bela" esportivo impediu que meu nobre amigo perdesse um filho para o Flamengo.

E foi assim que o Donizete deu uma linda pedalada em cima do cabeça de área Rogério na casa de Jean em 2002, dando mais um título brasileiro ao Botafogo.

Leia mais colunas de Leandro Ramos no UOL Esporte:

Sobrevivendo ao cabeça de área

Minha maior derrota no Maracanã foi um empate

Um alerta ao futebol brasileiro

Campo Livre