Topo

Coluna

Campo Livre


Campo Livre

Prognósticos amadores sem embasamento científico para 2019

Liverpool ganhará a Champions - Clive Brunskill/Getty Images
Liverpool ganhará a Champions Imagem: Clive Brunskill/Getty Images
Leandro Ramos

20/12/2018 04h00

Sempre gostei de bolão, aposta e jogos de adivinhações em geral, por isso, resolvi fazer um prognóstico chutado para o próximo ano no que diz respeito aos assuntos futebolísticos do Brasil e do mundo. Sem nenhum estudo, sem nenhum critério. 

Nos dois Estaduais que acompanho mais de perto por ser carioca e morar em São Paulo, eu vou no mais seguro: Flamengo ganha no Rio e Palmeiras em São Paulo. Aliás, prognósticozinho que dou aqui é que o Verdão só ganha isso em 2019. Já ganhou dois brasileiros em três anos, tá bacana. No Rio Grande do Sul, vai dar Colorado, quer saber por quê? É só um sentimento, um chute. Nos demais campeonatos estaduais, eu vou fazer a Glória Pires e não serei capaz de opinar. 

Copa do Brasil. Bem, esse é o campeonato mais difícil esse ano de dizer, mas vou apostar no Atlético Mineiro. Sinto que o Galo vai dar uma reforçada, estará mais focado na competição e está tentando se reerguer. Será um título muito comemorado. 

O Campeonato Brasileiro eu vou responder com o coração porque eu não sou Mãe Dinah, então posso errar, sou um vidente amador: Flamengo com três rodadas de antecedência. Animei muito depois que o Flamengo desistiu do Felipe Mello. Um porque ele é meio bad vibes, faz merda em campo, tem um temperamento meio Rodrigo (zagueiro que jogou no Mengão e no Vasco). Acho Felipe bom de bola, acima da média, mas traz uma tensão pro vestiário e pro dia a dia e se tem uma coisa que o Flamengo não precisa é tensão. O clube por si só já tá o tempo inteiro prestes a explodir; e, motivo dois, porque ele bateu continência para o Bolsonaro e isso já é motivo o suficiente para eu não querer ele no Flamengo, um clube do povo. 

Agora o mistério: Libertadores. Libertadores eu acho que fica entre River, Boca, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio. Tenho o pressentimento de que iremos longe esse ano, mas não sei se o time estará maduro para ganhar. Felipão não fecha 2019 no comando do Palmeiras, minha intuição não me diz se será demitido ou se sairá para outro clube, mas o fato é que Palmeiras terá um ano conturbado. (me guardo o direito de não dizer se isso é uma torcida ou previsão) 

Na Champions, teremos a primeira final sem Real Madrid. Veremos Liverpool x PSG com vitória do Liverpool. Copa América dá Brasil, mas com o time sem encantar, Tite começará a ser questionado se o time não começar a jogar bem e contra times fortes. A CBF continuará a nos enterrar em amistosos contra equipes sem expressão nenhuma para fazer dinheiro, enquanto isso nossa competitividade vai escorrendo ralo abaixo. Acho o Tite um grande técnico, mas acho que será muito prejudicado pela cartolagem da CBF. Tomara que não. 

No mais, a Copinha vai ficar entre Flamengo, Palmeiras e São Paulo; Fortaleza subiu esse ano e não cai; e o Lincoln vai aparecer bem no carioca e se firmar como um bom jogador. 

Tomara que a nova diretoria consiga dar ao Flamengo meio time de presente de natal: dois laterais, um zagueiro, um meia e um goleador. Ta aí o futuro como eu gostaria em 2019. E você, como acha que vai ser ano que vem?

Campo Livre