Clique no mapa para saber mais detalhes sobre cada cidade-sede
O novo e o velho lado a lado

A península da Coréia (formada pelas Coréias do Norte e do Sul) está localizada no noroeste da Ásia e faz divisa com a China e a Rússia, ao norte, e com o Oceano Pacífico e o Japão, a leste e sul.

Historiadores garantem que os primeiros habitantes chegaram à Coréia há 500 mil anos. Em 2333 a.C. Dan-Gun (considerado o pai da civilização coreana) fundou o primeiro reino da Coréia. O país foi sendo construído com uma cultura altamente sofisticada e sob valores éticos e morais, que fizeram os
vizinhos chamá-los de "Civilizada Terra do Leste" ou "Reino do Diamante".

Várias dinastias dominaram a Coréia, sendo a mais emblemática delas a dinastia Joseon, que comandou o país entre 1392 e 1910. Muitos dos ícones da cultura sul-coreana foram contruídos neste período.

A partir de 1960, a Coréia do Sul começou a viver um grande processo de transformação econômica e industrial, que proporcionaram ao país a chance de ser um dos mais ricos do mundo. Atualmente, a Coréia é governada pelo presidente Kim Dae-Jung, eleito democraticamente. Ele tenta manter o país nos trilhos após a crise econômica que afetou toda a Ásia em 1997.

O futebol chegou na Coréia em 1882, quando os marinheiros do navio inglês Flying Fish deixaram uma bola no porto de Jemulpo, em Incheon. Há registros históricos de um jogo similar ao futebol durante o reinado da dinastia Shilla (de 57 a.C. a 938 d.C.), praticado com chutes a um objeto chamado nong-ju.

Em 1904, o esporte passou a fazer parte do programa de educação física das escolas de língua estrangeira. A primeira partida pública foi disputada entre o Hwangseong YMCA e o Korea Sports Club em um acampamento militar em Seul.

Na década de 20, o futebol passou a ser organizado de forma oficial. O primeiro campeonato nacional foi disputado em 1921. A Associação de Futebol de Joseon foi fundada oficialmente em 19 de setembro de 1933.

A entidade foi dissolvida e reorganizada ao final da ocupação japonesa. Com isso, em 1948, passou a se chamar Associação de Futebol da Coréia do Sul. Ela filiou-se à Fifa no mesmo ano e, seis anos depois, tornou-se membro da Confederação Asiática de Futebol.

A Coréia do Sul apareceu no cenário do futebol internacional em 1948, nas Olimpíadas de Londres. Em 1954, disputou pela primeira vez a Copa do Mundo. Foi eliminada na primeira fase com duas derrotas.

Logo a seleção sul-coreana passou a dominar as competições continentais. Venceu duas Copas da Ásia consecutivas, em 1956 e 1960. Na década de 60, conquistou diversos títulos do futebol asiático. Graças a esse momento vitorioso, a equipe ficou conhecida como os "Tigres da Ásia".

O futebol sul-coreano tornou-se profissional em 1983, com o lançamento da liga de clubes. O novo campeonato renovou o interesse da população no futebol local, elevando também o nível dos jogadores. A Coréia do Sul foi o primeiro país asiático a profissionalizar o esporte.

Originalmente composta de 5 clubes, a "K-League" tem hoje dez equipes. Os maiores vencedores do futebol sul-coreano são o Busan Icons e o Songam Ilhwa Chinma, quatro vezes campeões. O Songam conquistou o título em 2001.

A seleção da Coréia já disputou sete Mundiais, recorde entre os países asiáticos, e fez, em casa, sua sexta participação consecutiva, onde colheu seus melhores resultados. Conseguiu sua primeira vtória em Copas (2 a 0 contra a Polônia), eliminou as favoritas Itália e Espanha e chegou em quarto lugar.


Clique nas imagens abaixo para vê-las ampliadas

Desde que foi escolhida para ser uma das co-organizadoras da Copa do Mundo, a Coréia do Sul prontificou-se a realizar o maior e melhor Mundial de toda a história.

Para conseguir alcançar esse objetivo, os sul-coreanos não mediram esforços. Só para construir os dez estádios que foram utilizados no Mundial foram gastos mais de US$ 2 bilhões. Sem contar com o dinheiro utilizado para melhorar a infra-estrutura das cidades-sedes.

A campanha sul-coreana para organizar o Mundial começou em 28 de outubro de 1993, quando Chung Mong-Joon, presidente da Associação de Futebol da Coréia, confirmou a intenção do país de ser sede da Copa de 2002. O anúncio de Chung foi feito apenas duas horas depois da seleção sul-coreana ter conseguido uma vaga para disputar o Mundial de 1994, nos Estados Unidos.

Em 94, a Coréia criou o Comitê Organizador e ratificou a condição de candidata em novembro, ao mandar uma carta de intenções à Fifa. Em fevereiro do ano seguinte, o país selecionou as cidades que receberiam a Copa.

O principal adversário da Coréia era o Japão. A Confederação Asiática, para não correr o risco de perder a sede para outro continente, sugeriu aos dois países unirem as candidaturas. Apoiados pela Uefa, os dois países decidiram aceitar a proposta e apresentar uma candidatura conjunta.

E a escolha foi feita em 31 de maio de 1996, numa decisão unânime do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique.


População: 47.733.000
Área: 99.373 km²
Densidade: 475 hab/km²
Capital: Seul
Governo: República presidencialista
Presidente: Kim Dae-Jung
Divisão: 9 províncias e 6 cidades especiais
Idioma: Coreano
Religiões: Budistas e protestantes
Moeda: Won sul-coreano
Renda per capita: US$ 9.628 por ano
IDH: 27º lugar


Embaixada do Brasil: (+82) 2-738-4970 Informações turísticas: 1330
Ligações internacionais: 00794
Hospedagem:
(+82) 2-555-5555