UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Arquivo Folha Imagem

Arquivo Folha Imagem

Com Jules Rimet à frente, membros da Fifa posam para foto

FOTOS DA COPA DE 30

A Copa que o mundo merecia

O primeiro Mundial da história começou a ser idealizado em 1904, quando foi fundada a Fifa. Mas acabou saindo do papel apenas em 1930, sob incentivo do então presidente da entidade, o francês Jules Rimet.

No Congresso da entidade um ano antes, em Barcelona (Espanha), ficou decidido que a primeira Copa do Mundo teria como palco o Uruguai. A opção desagradou aos europeus. Apesar dos muitos protestos, a Fifa confirmou a escolha, mesmo com a provável ausência de vários países da Europa.

Além do bicampeonato olímpico no futebol, em 1924 e 1928, o Uruguai comemoraria os 100 anos de sua independência, e o governo do país pretendia realizar um grande evento na ocasião. Para a realização da Copa, foi construído o estádio Centenário, um marco na arquitetura uruguaia.

Em meio a nove seleções americanas, apenas França, Romênia, Bélgica e Iugoslávia deixaram a Europa rumo à América do Sul. Inglaterra, Itália e Alemanha, futuras campeãs mundiais, além da Espanha, desistiram de participar pouco antes do início.

Dessa forma, o anfitrião e sua vizinha Argentina não encontraram dificuldades para chegar à final, repetindo a disputa pela medalha de ouro das Olimpíadas de Amsterdã, em 1928. Mais uma vez, o Uruguai venceu. Tornou-se, assim, o primeiro campeão mundial de futebol.

Apesar de não ter a mesma força dos países vizinhos, o Brasil foi considerado favorito. No entanto, dividida por uma briga entre cariocas e paulistas, a seleção viajou desfalcada. Friedenreich e Feitiço, grandes craques da época, ficaram de fora. A falta de organização e o forte inverno uruguaio também atrapalharam.

A expectativa sobre a participação brasileira deu lugar a uma grande decepção após o primeiro jogo, com a derrota para a Iugoslávia. Mesmo a goleada sobre a Bolívia, em sua segunda e última partida, não serviu para melhorar a impressão sobre o futebol brasileiro, precocemente eliminado na primeira fase.

SELEÇÕES