UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Arquivo Folha Imagem

Arquivo Folha Imagem

Construído para a Copa, Maracanã recebe os primeiros torcedores

FOTOS DA COPA DE 50

Copa volta após 12 anos

Mais do que um campeonato de futebol, a Copa de 1950 foi um marco. O mundo ainda sofria o colapso provocado pela Segunda Guerra Mundial, encerrada cinco anos antes. A Europa aos poucos se reconstruía. As pessoas procuravam encontrar um caminho após a destruição, e o futebol serviu como prova de que as coisas voltariam ao normal.

Foi nesse clima que o Brasil abrigou a quarta Copa do Mundo da história. A escolha do país para ser sede aconteceu em 1946 e levou em conta o fato do Brasil, único candidato, não ter sido diretamente atingido pela guerra.

Para organizar a Copa, os dirigentes resolveram criar um gigantesco estádio no Rio de Janeiro: o Maracanã, então o maior estádio do planeta. A abertura aconteceu no dia 24 de junho. Mais de 80 mil pessoas pagaram para ver o Brasil golear o México por 4 a 0.

Foi o começo de uma campanha impressionante, repleta de goleadas, que consolidaria o Brasil como principal favorito ao título. E foi também o primeiro passo para a maior tragédia que o futebol brasileiro já viu.

Os outros favoritos eram Itália e Inglaterra, mas os dois países sequer passaram pela primeira fase. Quem se deu bem nessa etapa foi o Uruguai. Os primeiros campeões mundiais caíram num grupo com apenas dois times e só precisaram vencer a Bolívia para avançarem.

No quadrangular decisivo, a seleção brasileira deu show: 7 a 1 em cima da Suécia e 6 a 1 sobre a Espanha. A última partida foi contra o Uruguai, e um empate bastava para o Brasil ficar com o título. Nas ruas, já se festejava a conquista. Os próprios jogadores foram levados ao clima de "já ganhou" de dirigentes e torcedores. No Maracanã, 200 mil pessoas já comemoravam o título.

Em campo, no entanto, a história foi outra. O gol de Friaça logo a 2 minutos do segundo tempo parecia confirmar as expectativas. Mas o Uruguai, com muita raça, virou o jogo e ganhou a taça. O resultado foi uma bomba, que calou o Maracanã.

SELEÇÕES