UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Schneider



Bernd Schneider

Reuters

Nascimento: 
17/11/1973, em Jena

Peso: 
74 kg

Altura: 
1,76 m

Posição: 
volante

Clubes: Carl-Zeiss Jena, Aufbau Jena, Eintracht Frankfurt, Bayer Leverkusen

Títulos: nenhum

Copas: 2 (2002 e 2006)

A carreira de Bernd Schneider começou na extinta Alemanha Oriental, quando jogava pelo Carl-Zeiss Jena, clube que, antes da reunificação alemã, obteve algum sucesso em competições européias.

Em 1990, com a Alemanha não mais dividida, Schneider se transferiu para o Eintracht Frankfurt, onde viveu os anos áureos do time, que, apesar da boa fase, não chegou a conquistar um título de grande importância.

O melhor momento de sua carreira começou em 1999, quando se transferiu para o Bayer Leverkusen a pedido do técnico Christoph Daum. Com a saída do treinador, o jogador ganhou algum destaque sob o comando de Berti Vogts e posteriormente com Klaus Toppmoeller.

Apesar de ser utilizado como meia-armador, Schneider se caracteriza por ser aquele tipo de jogador "faz-tudo", que sabe tanto marcar sem dar pancada quanto tocar com precisão. Recentemente, vem sendo utilizado como lateral.

Pouco tempo depois que foi contratado pelo time das aspirinas, conquistou sua vaga na seleção da Alemanha que disputou a Copa das Confederações, no México, em 1999.

Schneider ganhou projeção na Europa na temporada 2001-02, quando sua equipe, o Bayer de Munique, conseguiu bons resultados, apesar da falta de títulos, com o vice-campeonato do Campeonato Alemão e Liga dos Campeões.

A boa campanha do Leverkusen na temporada 2001-02 acabou lhe rendendo a tão sonhada convocação para a Copa 2002. Quatro anos depois, tem a chance de disputar seu segundo Mundial.

E como titular. Schneider disputou todas as sete partidas da seleção alemã e, durante o Mundial, mudou seu posicionamento de um meio-campo com função defensiva, para um meia ofensivo, com investidas ao ataque pela lateral direita e chutes de fora da área.

     

SELEÇÕES

4-4-2

Área

357.031 km²

População

82.500.000 hab.

Idioma

Alemão

Capital

Berlim

Moeda

Euro