UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Tizié



Jean-Jacques Hobrou Tizié

Reuters

Nascimento: 
07/09/1972, em Abidjan

Peso: 80 kg

Altura: 1,83 m

Posição: Goleiro

Clubes: Stade d'Abidjan-CMA, Africa Sport-CMA, Espérance-TUN (2002 a 2006)

Títulos: Copa da Costa do Marfim (1998), Campeonato da Costa do Marfim (1999), Recopa Africana (1999), Campeonato Tunisiano (2002, 2003, 2004, 2006)

Copas: 1 (2006)

O arrojo de Tizié como goleiro o colocou bem perto da morte no ano passado. Ele sobreviveu, mas perdeu um dos testículos.

O lance foi num jogo do Campeonato da Tunísia, em 20 de fevereiro de 2005, entre o Espérance, clube de Tizié, e o Etoile Sahel.

Ainda no 1º tempo, Tizié e o atacante adversário Ogochukwu Obiakor trombaram na área. O impacto foi muito forte. Obiakor teve de operar um joelho e Tizié saiu direto do estádio para a U.T.I. de um hospital de Túnis.

Tizié passou dois dias em estado grave e, após duas cirurgias, os médicos tiveram de extrair um de seus testículos, atingido no choque com o outro jogador.

"É um milagre. Pensei que ia morrer", disse Tizié na época, conforme publicou o site britânico BBC Sport.

Tizié sobreviveu e voltou à ativa, apesar de já ser um veterano. Melhor para a Costa do Marfim, já que a falta de goleiros em condições de substituí-lo à altura foi sempre uma preocupação do técnico Henri Michel.

Titular absoluto, ele tomou os quatro gols que eliminaram a seleção ainda na primeira fase da Copa 2006. Acabou tendo folga no terceiro jogo, contra Sérvia e Montenegro, sendo substituído por Barry Copa.

Aos 33 anos, deve deixar a jovem seleção, que mostrou um futebol promissor no Mundial, apesar da eliminação rápida.

Para alcançar a posição de destaque no time nacional, Tizié trilhou um longo caminho, que exigiu paciência e perseverança.

Ele começou como terceiro goleiro em 2000, depois de Alain Gouaméné e Losseni Konaté.

O período no banco foi bom para que ele desenvolvesse suas principais características: força, bons reflexos e liderança.

A primeira equipe em que se destacou foi a Africa Sport, de Abidjan, campeão da Recopa Africana em 1999. Seu desempenho no torneio resultou em um contrato com o Espérance, da Tunísia, time que defende até hoje, como titular absoluto na vaga que foi de Chokri El Ouaer, um dos grandes nomes do futebol tunisiano.

Antes de vestir a camisa da seleção de futebol do seu país, Tizié chegou a ser goleiro de handebol, o que ajudou a melhorar seus reflexos.

No gramado, por outro lado, ele ainda tem como pontos fracos a saída do gol e a distribuição de jogo.

Em 2006, Tizié finalmente disputou uma Copa das Nações como titular da Costa do Marfim. Teve boa atuação no torneio, mas não teve como evitar o vice-campeonato com a derrota nos pênaltis para o Egito, dono da casa, na final.

   
 

SELEÇÕES

4-4-2

Área

322.460 km²

População

17.298.040 hab.

Idioma

Francês

Capital

Yamoussoukro

Moeda

Franco CFA