Topo

8 dicas para você escolher seu tênis de corrida

Não é preciso gastar fortunas para ter um bom tênis de corrida - Tom Dulat/Getty Images
Não é preciso gastar fortunas para ter um bom tênis de corrida Imagem: Tom Dulat/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/04/2017 04h00

Não é preciso gastar fortunas para ter um bom tênis de corrida. Com o esporte em alta, não faltam opções mais acessíveis para quem quer dar as primeiras passadas nas ruas ou na esteira. Algumas dicas básicas ajudam o corredor a ter um tênis que evite lesões e seja um bom companheiro de atividade física.

Esqueça os nomes complexos de tecnologias, os modelos futuristas e aquele vendedor que quer te empurrar determinado modelo de qualquer forma. Use as dicas a seguir e faça o básico para começar a correr com um bom equipamento para seus pés.

1 - Conforto acima de tudo
Essa é a regra de ouro. De nada adianta o tênis ter a tecnologia mais avançada do mundo se ele incomoda o dedinho do pé, por exemplo. "Para começar, o importante é que o tênis encaixe bem no seu pé e você se sinta bem com ele. Não se preocupe se ele é voltado para curtas ou longas distâncias, por exemplo. Ele precisa ser muito confortável", opina Luis Fernando Dias, treinador da assessoria esportiva Ztrack.

2 - Um número maior
Cada caso é um caso, mas, geralmente, comprar o tênis um número maior pode ser uma boa escolha. Os pés incham durante a corrida e é preciso ter uma folga para que eles se acomodem. "O ideal é experimentar o tênis no fim do dia ou após alguma atividade física, quando os pés estarão inchados", aconselha Rodrigo Roehniss, consultor de tênis e atleta amador. Mas atenção: o pé não pode ficar muito folgado dentro do tênis.

3 - Tênis leve ou mais estruturado?
Opte pelos mais leves. Se o corredor é mais alto ou pesado, um tênis mais estruturado e com mais amortecimento pode cair bem, mas desconfie se ele for muito duro.  "Se o tênis é confortável e leve, pode comprar. Se for duro e pesado, esse tênis não é para corrida, por mais que o vendedor insista que ele faz muito sucesso", adverte Julio Dotti, diretor-técnico da Limite Team.

4 - Não olhe a marca, olhe o tênis
Você adora a marca X e é fã de carteirinha daquele modelo ousado, então vai direto escolher um tênis de corrida da mesma marca: pode ser roubada. Se o molde do tênis de corrida se encaixa bem no seu pé, vá em frente. Só não insista em uma marca se você não estiver convencido com o conforto que o tênis lhe ofereceu.

5 - Pisada neutra
Existem diferentes tipos de pisada: supinada (gasta a mais o lado externo da sola), neutra e pronada (gasta mais o lado interno da sola). Mas se você não sabe o seu tipo, compre um tênis para pisada neutra. Em vários casos, não existe um consenso de que o melhor é usar um tênis que "corrija" sua pisada. Por isso, um tênis neutro será suficiente para você começar em segurança na corrida.

6 - Coleção "velha"
As marcas costumam lançar anualmente novas edições do mesmo modelo de tênis. Dificilmente as mudanças são bruscas. Portanto, se você provar a edição "antiga" e ela estiver confortável e como você deseja, aproveite: ela será mais barata que o lançamento e dará o mesmo resultado na corrida.

7 - Amacie o tênis
Depois de comprar o tênis, use-o um pouco antes de sair correndo por aí. "Usar o tênis algumas vezes no dia a dia para dar uma amaciada pode ajudar bastante a evitar bolhas e outros machucados nos pés, por exemplo", afirma Julio Dotti.

8 - Confie nos feios
A estética do tênis não pode vir antes do conforto. O tênis mais bonito e com as cores do momento não é necessariamente o melhor modelo para seu pé. Se ele for confortável e encaixar perfeitamente, aí, sim, é hora de escolher a combinação de cores mais bonita. Não tenha preconceito com os tênis feios.