Topo

Alemão corre maratona de costas e bate recorde com tempo incrível

Do UOL, em São Paulo

01/05/2017 04h00

Concluir uma maratona não é fácil. Terminar os 42 km em 3h38min não é para qualquer um. Mas fazer tudo isso de costas é algo que só um alemão de 29 anos conseguiu. Há algumas semanas, Markus Jurgens foi o autor desse feito que não é reconhecido oficialmente, mas que já é considerado o recorde mundial da “categoria maratona de costas”.

A estranha ideia de completar a tradicional prova de costas é fruto de uma brincadeira de estudantes. Em 2006, um amigo de Jurgens, Achim Aretz, foi participar de uma corrida de rua depois de exagerar em uma festa na noite anterior. De ressaca, ele estava tão lento que outro amigo (em ótimas condições) decidiu correr de costas para acompanhá-lo.

Aretz e Jurgens se conheceram anos depois e o primeiro contou de sua experiência. Depois de treinar por apenas três meses, Jurgens disputou uma meia maratona com outras 120 pessoas. Todos correram de costas, e o alemão, então com 26 anos, venceu, faturando o título extraoficial de campeão mundial dos 21 km de costas.

“É muito divertido. Vejo o rosto dos demais corredores e percebo o que eles estão sentindo. Você vê coisas muito diferentes e tudo fica mais intenso”, resumiu Jurgens, que, em Hannover, completou sua terceira maratona de costas.

O maior obstáculo para a “modalidade” é decifrar o caminho. “Geralmente eu me oriento pela rua e percebo quando uma curva se aproxima analisando a calçada”, contou Jurgens.

Em Hannover, especificamente, uma amiga correu normalmente e o ajudou dando instruções. Afinal, ele percorreu a maratona num ritmo de 5min10 por quilômetro, numa velocidade de 11,6 km/h. “Uma vez bati forte num poste que estava no meio da rua. Não sei o que ele estava fazendo ali. Mas não foi nada grave”, recordou.

Mas Jurgens não começou na corrida recentemente. Ele já tem no currículo 36 maratonas concluídas, sendo que só três foram de costas. Seu próximo desafio será um “duplo Ironman”: 7,6 km de natação, 360 km de ciclismo e 84,4 km de corrida. Tudo de frente, por enquanto.