Esporte

Primeira campeã olímpica da maratona segue na ativa. E batendo recordes

Jerry Lai/Getty Images for USOC
Aos 50, Joan chegou às eliminatórias para a Olimpíada Imagem: Jerry Lai/Getty Images for USOC

Do UOL, em São Paulo

10/06/2017 04h00

Com 2h24min52, Joan Samuelson fez história no atletismo em 1984 ao se tornar a primeira mulher campeã olímpico da maratona, que estreou na edição dos Jogos de Los Angeles. Muita coisa mudou na vida dessa americana em 33 anos, mas não a rotina de correr maratonas e buscar feitos históricos.

Joan já foi recordista mundial da maratona. Em 1983, correu os 42.195 metros em 2h22min43, vencendo a Maratona de Boston. Ficou como dona da melhor marca do planeta durante dois anos. E se acostumou a isso.

Os recordes até hoje fazem parte de sua vida. Atualmente com 60 anos, a americana se distanciou um pouco do esporte quando tinha entre 30 e 40 anos, aproximadamente, para cuidar dos dois filhos. Mas ela logo voltou à antiga realidade de bater marcas históricas.

Joan, por exemplo, tornou-se recordista feminina da maratona nas faixas entre 50 e 54 anos (2h47) e entre 55 e 59 anos (2h50). Agora, prepara-se para brigar pelo recorde da categoria 60 a 64 anos.

Nunca ninguém nessa faixa etária correu os 42 km abaixo das 3h. A marca atual de 3h01min30 pertence à neozelandesa Bernie Portenski desde 2010.

Poucos duvidam de Joan. Afinal, em 2008, ela se classificou para a prova que definiu as representantes dos Estados Unidos na maratona da Olimpíada de Pequim. Detalhe: ela tinha 50 anos. Joan ficou longe da vaga, como esperado, mas terminou abaixo de 2h50 e deixou mais de 30 atletas para trás.

Parar de correr nunca fez parte de seus planos. "Eu nunca digo nunca mais correrei. Tenho amigos e parentes que um dia podem querer correr uma maratona, então posso acompanhá-los", avisou ela ao "The New York Times". Nesse caminho, talvez Joan bata mais alguns recordes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo