Topo

Quase 6 mil são eliminados de maratona no México por suspeita de trapaça

Competidores da maratona internacional da Cidade do México, em 27 de agosto - Alfredo Estrella/AFP
Competidores da maratona internacional da Cidade do México, em 27 de agosto Imagem: Alfredo Estrella/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/09/2017 18h13

A maratona da Cidade do México realizada em 27 de agosto está enfrentando um problema de proporções raramente vistas em corridas de rua. Mais de 5.800 participantes foram desclassificados sob suspeita de trapacear no trajeto, mas as investigações não chegaram a nenhuma conclusão até o momento.

Uma observação posterior à corrida mostrou que mais de 20% dos participantes não completou o percurso. Entre os desclassificados, 1.296 pessoas tiveram tempos bons o bastante para classificá-los para a maratona de Boston, um dos principais eventos do mundo.

Imagens da corrida mostram que muitos participantes podem ter cortado o trajeto e usado coletes de outros corredores durante a prova. Dos oito pontos de marcação de tempo espalhados pelo percurso, apenas 64% das pessoas que terminaram a maratona passaram por todos eles. Além disso, 291 competidores aparentemente não passaram por nenhum.

Existe também a possibilidade de ter havido problemas tecnológicos na corrida. Os chips de alguns participantes, por exemplo, mostram que eles passaram por alguns marcadores de tempo em horários anteriores ao início da corrida.

Por enquanto, os cerca de 5.800 competidores seguem com seus resultados anulados. Ainda não há uma posição oficial da organização da prova sobre o motivo da maioria das desclassificações.