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6 dicas para você evitar bolhas nos pés durante a corrida

Clive Mason/Getty Images
As bolhas podem se tornar um problema grave para um corredor Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/12/2017 04h00

Iniciante ou experiente, o corredor pode sofrer com um problema que parece simples, mas que é capaz de atrapalhar uma prova ou impedir o fim de um treino: as bolhas. Muitas vezes elas são apenas um leve desconforto; em outras, tornam-se quase uma tortura, dependendo da distância da corrida e da gravidade. Algumas dicas básicas, no entanto, podem ajudar bastante a evitar as bolhas.

Meias

A meia de algodão é uma das grandes causadoras de bolhas entre corredores. Como ela encharca à medida em que o pé transpira, cada passada se torna um momento de fricção entre o pé e o tênis, agravado pelo tecido molhado da meia. Por isso, opte por meias com maior composição de tecido sintético como a poliamida, por exemplo. Meias muito largas também devem ser evitadas.

Tamanho do tênis

Usar tênis muito apertado na corrida aumenta bastante a chance de as bolhas surgirem, principalmente na região dos dedos, caso eles estejam muito “colados” ao tênis. É sempre importante lembrar que os pés incham durante a atividade física. Assim, uma pequena folga na parte frontal é bem-vinda.

Vaselina

Tênis bom é tênis confortável. Mesmo assim, às vezes algum ponto de contato incômodo na estrutura interna do tênis insiste em ficar “raspando” no pé. Uma saída muito comum entre corredores é passar um pouco de vaselina nesse ponto de contato do tênis (uma costura ou um pedaço de tecido sem acabamento, por exemplo).

Tênis para triatlo

Para quem gosta de correr de tênis e sem meias, é fundamental optar por modelos de tênis com melhor acabamento interno. Neste caso, cada corredor deve provar os calçados e sentir qual encaixa melhor em seu pé, mas os tênis mais voltados para triatletas costumam ser os preferidos. A praticidade exigida pelo triatlo na transição entre as modalidades faz com que triatletas abandonem as meias.

“Amaciar” o tênis

Outra prática comum entre corredores é usar no dia a dia o tênis novo de corrida antes de sair para a atividade física. O objetivo de quem tem esse costume é fazer com que o tênis já comece a se acostumar com o formato do pé antes de enfrentar muitos quilômetros e os movimentos repetitivos das passadas.

Pés “cascudos”

Quem tem o costume de andar bastante descalço (ou até de correr um pouco) tende a sofrer menos com bolhas. Além de deixar os pés mais fortes, essa prática faz com que a pele fique um pouco mais grossa, diminuindo a chance de bolhas.

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