Esporte

Etíope desbanca quenianos e leva a São Silvestre

Reprodução/Globo
Dawit Admasu vence a São Silvestre Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, em São Paulo

31/12/2017 09h30

O etíope Dawitt  Admasu surpreendeu os quenianos e ficou com o título da São Silvestre pela segunda vez. Ele imprimiu um ritmo muito forte quando faltavam 3 quilômetros para o final da prova e conseguiu abrir vantagem em relação aos adversários. Na parte final, a certeza da vitória era tão grande que pouco antes de entrar na Avenida Paulista, onde fica a linha de chegada, ele abriu os braços em posição de triunfo.

A reação ocorreu porque ele sabia que a maior ameaça havia sido superada. O atleta chegou na subida da Brigadeiro Luís Antônio com a vantagem de 121 metros. A dificuldade é que ele é um corredor com origem na prova dos 5 mil metros e os adversários eram da maratona, por isso melhores de subida. Mas Admasu conseguiu controlar os concorrentes e completou a São Silvestre em 44 minutos e 17 segundos.

A prova teve uma situação inusitada com Edwin Rotich sendo derrubado pelo brasileiro Wellington Bezerra. Passado o susto, ambos seguiram na prova.

Entre as mulheres, a queniana Flomena Cheyech venceu com folga com o tempo de 50 minutos e 18 segundos. Ela adotou um ritmo muito forte que parecia não ser possível de ser sustentado, mas conseguiu e assim abriu grande vantagem em relação às concorrentes. A dianteira ocorreu um pouco depois da metade da prova e quando chegou na subida da Brigadeiro Luís Antônio tinha 200 metros de vantagem em relação a segunda colocada.

O resultado reflete a rivalidade existente nas provas de longa duração que Quênia e Etiópia dividindo os principais títulos. Os brasileiros mais bem colocados não ficaram nem no pódio. 

Confusão com nacionalidade

A nacionalidade do vencedor da prova gerou confusão. A organização da prova considera ele nascido na Etíopia e que compete pelo pais. A assessoria de imprensa informou que a pergunta foi feita a ele na coletiva e confirmada. Mas no site da Associação Internacional de Atletismo consta que ele se naturalizou barenita e compete pelo Bahrein.

Reprodução/Globo
Imagem: Reprodução/Globo

Errata - Dawitt Admasu é nascido na Etiópia

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo