Topo

7 dicas para correr na rua em segurança e evitar acidentes e lesões

Corrida na rua é uma boa opção, desde que cuidados básicos de segurança sejam tomados - Buda Mendes/Getty Images
Corrida na rua é uma boa opção, desde que cuidados básicos de segurança sejam tomados Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Alexandre Sinato

Do UOL, em São Paulo

13/08/2018 04h00

Correr em parques e demais lugares sem a presença de carros facilita e muito a vida de todo corredor, mas isso não quer dizer que a rua deve ser descartada na rotina de exercícios. Com os devidos cuidados, o asfalto pode, inclusive, tornar-se um importante aliado de quem gosta de dar suas passadas por aí.

É possível, sim, conviver com os automóveis e usar as vias públicas durante a corrida. Nas grandes ou nas pequenas cidades, basta respeitar os códigos de trânsito e tomar algumas providências para tirar o melhor proveito do cenário. As dicas a seguir ajudam a reduzir os riscos de acidentes e a aumentar a chance de curtir uma corrida na rua.

1 - Vá na contramão dos carros

Ir na direção contrária dos carros é uma importante medida de segurança. Ficando sempre próximo ao meio-fio, o corredor consegue calcular melhor o espaço que tem. "Assim é possível enxergar os carros e antecipar o que pode acontecer, facilitando caso haja necessidade de parar, acelerar ou mudar de direção, indo para a calçada, por exemplo", alerta Julio Dotti, diretor-técnico da assessoria esportiva Limite Team.

2 -  Use roupas claras e/ou chamativas

Roupas assim destacam o corredor nas ruas e ajudam o motorista a identificar quem está à sua frente, diminuindo as chances de acidentes. À noite, também é recomendável usar dispositivos luminosos que podem ser presos à roupa. Tênis com faixas refletivas são outra ferramenta importante para aumentar a segurança nas vias.

3 - Atenção às bicicletas

Como muitos ciclistas costumam usar a faixa da direita, também é preciso ter atenção redobrada com as bicicletas. O corredor pode sinalizar com o braço a direção que irá seguir em caso de encontro para facilitar a comunicação, mas vale a pena ir para a calçada (ou canteiro) caso o espaço pareça pequeno demais para todo mundo.

4 - Cuidado com as calçadas

Embora as leis municipais costumem exigir calçadas sem desnível e uma boa área de circulação, a realidade é bem diferente. É preciso prestar muita atenção, principalmente à noite. "As calçadas costumam ser irregulares, com degraus e pisos diferentes. Isso tudo ajuda no fortalecimento de tornozelos e pés, por exemplo, mas o risco de lesão é grande, por isso recomendo o fortalecimento com outros exercícios", opina Julio Dotti.

5 - Olho nos buracos

No asfalto ou nas calçadas, os buracos infelizmente fazem parte de muitas vias públicas. Por isso, o cuidado deve ser permanente, tentando visualizar onde podem estar tais obstáculos. Lesões causadas por buracos são comuns na vida de quem corre na rua, onde qualquer minuto de desatenção pode custar caro. O piso molhado ainda pode piorar a identificação dos mesmos, exigindo maior precaução.

6 - Respeite os semáforos

Em cidades com semáforos, vale mais a pena respeitar a sinalização do que tentar escapar entre veículos ou acelerar no sinal amarelo. Paradas rápidas durante a corrida não irão prejudicar o exercício. "Fisiologicamente, se o período for curto, não muda nada ficar se mexendo e movimentando a perna enquanto o farol está fechado. É como se fosse uma parada para beber água", diz o treinador da Limite.

7 - Companhias são bem-vindas

Correr com mais gente ajuda por diversas razões. É mais fácil para um motorista identificar um grupo de corredores do que apenas um. Para quem se sente mais seguro acompanhado aí está outra vantagem. Vale alertar, porém, que o "pelotão" não deve ocupar um espaço muito grande que atrapalhe a mobilidade dos demais. Saber dividir a via pública é sempre uma valiosa medida de segurança para todos.