UOL Esporte
 
02/10/2009 - 13h52

Rio de Janeiro vai receber as Olimpíadas de 2016. Veja quem ganha e quem perde

Lello Lopes
Em Copenhague (Dinamarca)
O Rio de Janeiro venceu nesta sexta-feira a eleição do Comitê Olímpico Internacional e terá o direito de organizar as Olimpíadas de 2016. Entrando, agora, na fase de preparação para o evento, veja quem ganha e quem perde com o resultado:

AFP

Nuzman ganha

Presidente do COB e do comitê da candidatura, Nuzman foi o grande articulador da vitória do Rio. Chamado pela imprensa internacional de "carismático", aumentou o seu prestígio dentro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e vai ficar sempre marcado como a pessoa que levou os Jogos Olímpicos ao Brasil.

EFE

Teixeira perde

Com a realização da Olimpíada em 2016 no Rio, a Copa do Mundo de futebol de 2014 ganha um concorrente de peso. Agora, os dois eventos vão tomar a atenção do governo, dos patrocinadores e da mídia nos próximos anos.

Lula ganha

O presidente do Brasil entrou na campanha pelo Rio de Janeiro desde o ínicio. O apoio irrestrito do governo federal foi um dos suportes da candidatura carioca. E Lula provou que tem um enorme poder de liderança, capaz até de ofuscar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

EFE

Obama perde

A falta de apoio a Chicago e a demora para decidir se iria ou não a Copenhague para defender a cidade marcaram a participação do presidente Barack Obama na campanha norte-americana. E isso foi um ponto decisivo para que Chicago perdesse a disputa pela sede olímpica de 2016.

Folha Imagem

Havelange ganha

Membro mais antigo do COI, Havelange provou que tem bastante influência dentro da entidade. O ex-presidente da Fifa fez campanha ferrenha para o Rio de Janeiro e convenceu diversos membros a votar na cidade. Mesmo longe do comando do futebol, o cartola mostrou que ainda reúne seguidores fiéis por onde passa.

AP

Samaranch perde

A candidatura de Madri apostava na influência de Samaranch, ex-presidente do COI, para ganhar a eleição. Mas os membros fiéis ao espanhol não foram suficientes para evitar a segunda derrota consecutiva de Madri na tentativa de se tornar uma cidade olímpica.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host