UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
14/01/2010 - 13h35

Presidente do COI intensifica luta contra o doping em Vancouver-2010

Das agências internacionais
Em Lausanne (SUI)

DEVIDO À CHUVA, ESTAÇÃO É FECHADA

  • REUTERS/Andy Clark

    A organização dos Jogos Olímpicos de inverno, que começa em fevereiro, decidiu fechar uma estação de esqui que será usada na competição. Devido à intensa chuva que cai na região, o acúmulo de neve gerou preocupação e neve está sendo armazenada para o caso de necessidade na competição.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, reiterou a luta da entidade contra o doping, o que também acontece em relação aos esportes de inverno. Neste mês de fevereiro, serão disputadas as Olimpíadas de Inverno em Vancouver, e o COI afirmou estar atento a possíveis “trapaceiros”

“Estamos muito otimistas com o sucesso dos Jogos, principalmente porque ele está muito bem fundamentado. Estes Jogos deixarão um grande legado”, disse Rogge, segundo a agência AFP.

O belga afirmou que não deixará que o doping manche a imagem da competição e que, em casos de testes positivos, o atletas será impedido de competir no Canadá. Em Turim, um escândalo revelou seis austríacos do cross country e do biatlo que usaram substâncias ilícitas

“Muito claramente, temos uma política de tolerância zero para o doping e temos armas para rastrear que trapacear”, explicou ele. “Esta é a estratégia. Testes sem aviso, fora de competição. Se algum atleta desaparecer e reaparecer neste período próximo aos Jogos, nós vamos atrás de saber os motivos.”

As amostras dos atletas serão mantidas pela entidade por oito anos, para que novos métodos de detecção possam ser usados nos exames de sangue e urina.

REVEZAMENTO DA TOCHA

Na quarta-feira, o revezamento da tocha pelo Canadá continuou seu caminho rumo à cidade-sede Vancouver. Os cidadãos de Edmonton puderam acompanhar a passagem do simbolo olímpico, que passou pela mão de ex-atletas e nomes das Paraolimpíadas, entre outros.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host