UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
11/02/2010 - 09h00

Transmissão em alta definição deixa pistas de patinação mais lentas

Das Agências Internacionais
Em Vancouver (Canadá)
  • Pista de Richmond será o local das provas de patinação em velocidade

    Pista de Richmond será o local das provas de patinação em velocidade

A tecnologia utilizada nas transmissões de televisão dos Jogos Invernos de Vancouver deve levar uma situação diferente para as disputas no Canadá. Isso porque os recursos tecnológicos podem influenciar na disputa de algumas modalidades, como no caso da patinação em velocidade.

É que o sistema utilizado para a captação das imagens em alta definição (HD) deve contribuir para derreter o gelo das pistas de patinação de Richmond, cidade que vai sediar as disputas da patinação. Por isso, a ficará mais lenta, seguindo estimativa de patinadores franceses.

“Para difundir as imagens em HD, a televisão será obrigada a aumentar em muito a luminosidade. Os focos de luz colocados esquentam muito o gelo e isso vai deixar as pistas mais lentas”, explicou o patinador Alexis Contin, que no sábado vai disputar a prova de 5000m em velocidade.

Pascal Briand, compatriota de Contin, destaca outros fatores que certamente irão contribuir para o derretimento do gelo da pista.

“O estádio vai estar cheio. Há oito mil lugares e oito mil espectadores fazem subir o termômetro. A temperatura exterior também tem seu papel assim como a pressão atmosférica. Quando a pressão é alta, as pistas são mais lentas”, indicou.

Entretanto, apesar da constatação, ambos os competidores e o treinador, Tristán Loy, ressaltaram as qualidades da pista oval de Richmond.

“Fiquei surpreso ao realizar os primeiros treinamentos porque tinha lido e ouvido muitas críticas sobre a vagarosidade da pista, mas os organizadores trabalharam bem e as lâminas deslizam sem problemas”, assegurou Contín.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host