UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
12/02/2010 - 07h00

Conheça as estrelas dos Jogos Olímpicos de Inverno

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Apesar de não competir com os Jogos Olímpicos de Verão em sua grandeza, a edição de Inverno não corre atrás no quesito competitividade. Ano após ano, os atletas têm superado limites de suas modalidades e, nisso, nascem as maiores estrelas que serão vistas em Vancouver, na dura disputa por uma - ou várias - medalhas de ouro. O UOL Esporte fez uma lista com os atletas que você não pode deixar de acompanhar durante estas duas semanas de evento. Conheça os competidores que chegam ao Canadá para comprovarem que são reis na neve e no gelo.

CONHEÇA AS ESTRELAS DOS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO, EM VANCOUVER

LINDSEY VONN EUA

Nascimento: 18/10/1984
Provas: esqui alpino - downhill, supercombinado, super-G, slalom, slalom gigante

Musa e principal estrela dos Estados Unidos. Esta é Lindsey Vonn, que dominou as provas pré-Vancouver no esqui. Ela colecionou ouros, mas também tem problemas. A esquiadora afirmou que ainda sente dores no braço, de uma queda sofrida em dezembro, o que põe em risco sua participação e compromete sua situação de favorita. Ainda assim - e mais, após ensaio sensual para revista-, a campeã mundial estará sempre no centro das atenções.
S. CROSBY (f) x A. OVECHKIN
Canadá e Rússia

Esporte: hóquei masculino

Sydney Crosby (foto) e Alex Ovechkin devem garantir espetáculo para as seleções do Canadá e da Rússia, respectivamente, e ainda mais se se encontrarem para um duelo cara a cara. Eles serão as estrelas do hóquei, tradicionalmente um dos esportes que é mais apreciados nos Jogos de Inverno. Crosby, do Pittsburgh Penguins, e Ovechkin, do Washington Capitals, são os melhores jogadores da NHL hoje em dia, sendo que o russo é líder em gols, à frente justamente do canadense.
SHAUN WHITE EUA

Nascimento: 03/09/1986
Provas: snowboard - halfpipe

Chamado de Michael Jordan do snowboard e Tomate Voador, pelo cabelo desta cor, Shaun White tem apenas 23 anos, mas uma lista extensa de conquistas. Só no Winter X Games, tem 15 ouros. Em Turim-2006, foi campeão e chega ao Canadá para defender o título. Além da neve, ele se arrisca no asfalto e já foi ouro no skate nos X Games. Para completar, Shaun White é estrela de seu próprio game e uma das maiores esperanças de sucesso dos Estados Unidos no Canadá.
SHANI DAVIS EUA

Nascimento: 13/08/1982
Provas: patinação de velocidade - 500 m, 1.000 m, 1.500 m e 5.000 m

Em Turim-2006, Shani Davis se tornou o primeiro negro a conquistar a medalha de ouro em uma prova individual das Olimpíadas de Inverno. Ele foi campeão olímpico da prova de 1.000 m da patinação de velocidade. Davis ficou mais famoso, porém, pela sua briga com Chad Hedrik, que afirmou que a medalha de ouro na perseguição por equipes não veio porque Davis desistiu de competir na prova. Em Vancouver, ele vai disputar apenas eventos individuais.
CLARA HUGHES Canadá

Nascimento: 27/09/1972
Provas: patinação de velocidade - 5.000 m, 3.000 m

Porta-bandeira da delegação do país sede na cerimônia de abertura, Clara Hughes é a única canadense a conquistar medalhas em provas individuais nos Jogos Olímpicos de Inverno e Verão. Ela foi bronze nas provas de estrada e contra-relógio do cislismo nos Jogos de Atlanta-1996. Depois, em 2002, conquistou o bronze na prova dos 3000m na patinação de velocidade. Além disso, é a atual campeã olímpica dos 5.000m.
MICHAEL GREIS Alemanha

Nascimento: 18/08/1976
Prova: Biatlo

O competidor alemão é o primeiro atleta da história a conquistar três medalhas de ouro na mesma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Na edição de Turim, realizada em 2006, ele venceu a provas individuais de 20 km e de 15 km, além do revezamento 4x7,5 km. Sua terceira vitória veio no dia 25 de fevereiro de 2006 e, poucas horas depois, os coreanos Jin Sun-Yu e Ahn Hyun Soo repetiram o mesmo feito, durante as provas de patinação de velocidade.
ANDRE LANGE Alemanha

Nascimento: 28/06/1973
Provas: Bobsled de 2 e 4 lugares

Andre Lange é tricampeão olímpico e o maior nome do bobsled na Alemanha. Piloto dos dois times do país que vão competir em Vancouver, ele é dono de três medalhas de ouro conquistadas nas duas Olimpíadas que disputou. Em 2002, foi ouro no trenó de 4 integrantes. Em 2006, repetiu a dose e ainda levou o ouro no trenó para duas pessoas. Além disso, ele ainda tem 14 medalhas, sendo oito delas de ouro, na disputa de Campeonatos Mundiais da modalidade.
KATI WILHELM Alemanha

Nascimento: 02/08/1976
Provas: Biatlo

Chamada de "Chapeuzinho Vermelho" na Alemanha, pelos cabelos e gorros vermelhos, Kati Wilhelm é a melhor biatleta olímpica da história. Veterana do cross-country (fez parte do time alemão em Nagano-1998), ela passou para o biatlo em 1999, para dominar o esporte. Em Salt Lake City-2002, foi ouro na prova de 7,5 km e no revezamento 4x6 km e prata na perseguição de 10km. Em Turim-06, voltou a vencer a perseguição de 10 km e ainda levou a prata no revezamento e na prova de mass start.
ARMIN ZOGGELER Itália

Nascimento: 04/01/1974
Prova: Luge

Chamado de "O Canibal" na Itália, Zoggeler tenta conquistar o terceiro ouro seguido na prova. Além dos títulos olímpicos, tem ainda um bronze em 1994 e uma prata em 1998. Membro dos Carabinieri italianos, o policial de 36 anos domina o luge no planeta: nesta ano, conquistou pela nona vez a Copa do Mundo da modalidade e está a apenas uma vitória do recorde de 50 etapas de Copa do Mundo conquistadas, que pertence a Markus Prock, da Áustria.
DIDIER CUCHE Suíça

Nascimento: 16/08/1974
Prova: Esqui alpino - Super-G, Downhill e Slalon gigante

Ex-açougueiro, Cuche é o grande favorite nas provas de velocidade para os Jogos de Vancouver. Uma lesão, porém, pode atrapalhar: ele quebrou o dedão no fim de janeiro. Aos 35 anos, ele é o atual campeão mundial no Super-G e o vice no downhill - mas venceu a Copa do Mundo desta prova na temporada de 2009. Caso consiga a medalha dourada, se tornará o esquiador mais velho a conquistar um título olímpico na história dos Jogos.
KRISTAN BROMLEY
Grã-Bretanha

Nascimento: 03/07/1972
Prova: Skeleton

Bromley começou no skeleton há oito anos, de forma inusitada: para fazer sua pesquisa de doutorado sobre "fatores que afetam a performance nos trenós de skeleton", virou o 'Dr. Ice' (Dr. Gelo), um atleta. Ele desenhou trenós que levaram o bronze no masculino (2002) e a prata no feminino (2006, de sua noiva, Shelley Rudman). Em 2008, virou o 1º atleta da modalidade a vencer, durante a mesma temporada, o Mundial, o Europeu e a Copa do Mundo. Em Turim-06, era um dos favoritos, mas foi só 5º.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host