UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
26/02/2010 - 02h05

Comissão australiana irá julgar comentários homofóbicos sobre patinadores em TV local

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • O patinador norte-americano Johnny Weir em Vancouver

    O patinador norte-americano Johnny Weir em Vancouver

Os comentários homofóbicos expressos por comentaristas da TV australiana durante os Jogos de Inverno serão investigados por um comitê de Anti-Discriminação do estado de South Wales.

Os apresentadores Eddie McGuire e Mick Molloy, da Nine Network, foram acusados de tecer comentários discriminatórios sobre os atletas da patinação artística, fato que não passou em branco para Gary Burns, um ativista dos direitos dos gays de Sydney, que entrou com a ação na comissão.

“Pessoas em posição de poder, como eles, deveriam saber que têm responsabilidades como apresentadores de TV”, defende Burns.

“Eles não estavam num bar bebendo cerveja com amigos, e sim na televisão nacional, sendo assistidos por milhões de australianos. Eles deveriam se desculpar pelo desrespeito das declarações ilegais, que afetam toda a comunidade gay australiana”, disse Burns.

No Canadá, comentários sobre o patinador norte-americano Johnny Weir geraram protestos da comunidade gay contra o canal francófono RDS. Os apresentadores disseram que Weir manchava a imagem da patinação artística, dizendo ainda que se deveria realizar ‘testes de gênero’ para saber se o atleta realmente é homem.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host