UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
27/02/2010 - 18h40

Atletas e federações se reúnem para defender pista que matou georgiano

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As federações internacionais de luge e bobsled, além do Comitê Olímpico dos Jogos de Vancouver, declararam neste sábado que as instalações da pista de deslizamento de Whistler estão entre as melhores do mundo e confirmaram que pretendem utilizá-la bastante após as Olimpíadas, apesar das críticas que surgiram durante a competição.

A pista de Whistler foi o palco do acidente que matou o georgiano Nador Kumaritashvili no último dia 12 de fevereiro. O atleta do luge voou fora da pista e de seu trenó durante os treinamentos pré-Jogos e se chocou contra um pilar de aço.

O acidente gerou críticas diversas, “manchou” a imagem dos Jogos de Vancouver, segundo palavras do presidente do COI Jacques Rogge, e espalhou o medo em alguns atletas por sua alta velocidade e periculosidade.

A iniciativa de elogiar as instalações das provas de bobsled, skeleton e luge partiu de atletas canadenses que estiveram nas primeiras posições nos Jogos. Eles se reuniram no Centro de Mídia de Whistler para declarar seu apoio e admiração pela pista.

“Mal posso expressar o quanto estou orgulhosa de ter ganhado o ouro na pista de deslizamento de Whistler. Estou muito empolgada com o futuro dos atletas canadenses que terão a oportunidade de treinar e competir em instalações de alto padrão mundial como estas”, declarou a medalhista de ouro no bobsled, a canadense Heather Moyse.

A coletiva concedida pelos atletas visou também atrair os holofotes para a utilização posterior das instalações de Whistler, que passarão a ser administradas por outra organização após as Olimpíadas de Inverno.

Apesar da tradição nos esportes de inverno, o Canadá só possuía uma instalação de alto nível para os esportes de deslizamento, em Calgary, onde foram realizados os Jogos de Inverno de 1988.

“Para a equipe canadense, a melhor maneira de crescer nos esportes de deslizamento é treinar o quanto for possível, em pistas que possam testar as habilidades e capacidades atléticas dos esportistas”, disse Jeff Christie, competidor do luge.

“Agora que temos duas pistas no Canadá, e com a natureza técnica da pista de deslizamento de Whistler, estou extremamente otimista com o futuro de crescimento dos esportes de deslizamento não só no nosso país, mas na América do Norte e no mundo”, completou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host