UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
25/03/2010 - 15h41

Associação de jogadores de hóquei no gelo aprova veto a cotoveladas na cabeça

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

A associação de jogadores de hóquei dos Estados Unidos e Canadá votou a favor de uma nova regra, por enquanto temporária, que proibe as pancadas laterais na cabeça que não podem ser vistas pelo jogador atingido, e por consequência não podem ser evitadas.

O veto foi proposto na última quarta-feira e assinado na quinta-feira. A partir da autorização, a Liga Nacional de Hóquei (NHL), que engloba equipes dos Estados Unidos e Canadá, poderá impor punições complementares aos infratores já na próxima temporada, que terá início em outubro.

"Acreditamos que essa é a coisa certa a fazer pelo jogo e para a segurança dos nossos jogadores. A eliminação desses tipos de ocorrências deve reduzir significativamente o número de lesões sem afetar o nível do jogo", afirmou Gary Bettman, comissário da NHL.

A regra entrará em vigor já nas partidas desta noite e no meio do ano o comitê deverá novamente se reunir para criar uma regra permanente a respeito dessa infração, que pode acabar rendendo um pênalti para o time atingido pela falta.

Para Alexandre Capelle, treinador de hóquei no gelo e presidente da Federação Paulista da modalidade, a mudança na NHL é válida para a popularização da modalidade.

“Acho isso ótimo. O hóquei nos Estados Unidos e no Canadá tem tradição de ser mais violento no sentido de contato físico e essa regra, que já existe em outros locais, pode deixar o esporte mais popular”, afirmou.

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host