Topo

Ameaças terroristas antes dos Jogos de Inverno. COI descarta cancelamento

Do UOL, no Rio de Janeiro*

22/01/2014 09h32

O Comitê Olímpico da Eslovênia informou nesta quarta-feira ter recebido uma carta com uma ameaça terrorista antes dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia.

"O comitê recebeu uma carta de ameaça terrorista escrita em russo. Nós a traduzimos e a encaminhamos à polícia", disse o porta-voz Brane Dmitrovic à Reuters.

Também nesta quarta-feira, o Comitê Olímpico da Hungria afirmou ter recebido uma carta com uma ameaça terrorista e que soube de ameaças similares a outros países.

O presidente do comitê, Zsolt Borkai, disse à agência nacional de notícias MTI que os húngaros consideram as ameaças sérias, notificaram o Comitê Olímpico Internacional e os organizadores russos dos Jogos. Ele acrescentou ter sido informado que outros comitês olímpicos receberam ameaças similares.
 
O secretário-geral do comitê da Hungria, Bence Szabo, disse ao jornal Nemzeti Sport que o COI (Comitê Olímpico Internacional) também recebeu uma carta parecida, e acrescentou que uma investigação já está em andamento.
 
"A informação é verdadeira, infelizmente", disse Szabo. "Uma carta escrita em russo e inglês foi recebida na conta internacional de emails do comitê húngaro, ameaçando a delegação húngara em Sochi com atos terroristas. Eles também disseram que era melhor nós ficarmos em casa."
 
COI descarta cancelamento
 
A Olimpíada de Inverno está programada para começar no próximo dia 7 de fevereiro e será realizada até o dia 23 do mesmo mês. O presidente do COI, Thomas Bach, disse nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, que não há chance do órgão cancelar ou adiar o evento.
 
Bach afirmou que segurança é uma preocupação constante de qualquer evento no mundo. Ele afirmou que confia nas autoridades russas para garantir a realização dos Jogos de Inverno.

*Com informações de agência internacionais / Atualizada às 18h40