Topo

Noruegueses das calças exóticas agradecem fãs do Brasil e prometem desfile

Bruno Freitas

Do UOL, Em Sochi (Rússia)

10/02/2014 16h26

Começou o desfile do time masculino da Noruega no curling olímpico. Eles até estão entre as principais forças dos Jogos de Sochi, mas aparecem aos olhos do mundo através das ousadas criações de moda que levam nas calças para as partidas. Depois da estreia vitoriosa nesta segunda-feira, os noruegueses agradeceram os fãs do Brasil pelas mensagens e prometeram uma troca de roupa por jogo.

Nesta segunda, o time do capitão Thomas Ulsrud e de Torger Nergaard, Christoffer Svae, Haavard Vad Petersson e Markus Hoeinberg bateu os Estados Unidos sem dificuldades por 7 a 4, confirmando o favoritismo.

Sob a perspectiva da moda, no entanto, os noruegueses debutaram em Sochi com estampas que honraram a tradição recente da equipe: formas quadriculadas em branco, azul, branco e cinza.

"Temos uma página no Facebook com vários seguidores brasileiros. Nós agradecemos as mensagens de todos eles", afirmou Markus Hoeinberg após a vitória. "[As calças] trazem atenção para o esporte, aproxima os fãs. Isso é muito positivo para a modalidade", acrescentou o jogador.

A aura cult dos noruegueses do curling é tamanha que a página no Facebook que celebra as calças exóticas da equipe conta atualmente com mais de 545 mil seguidores. Desenhado pela marca esportiva americana Loudmouth Golf, o novo modelo está à venda na internet por US$ 110, com entrega em todo o mundo.

Na rodada noturna desta segunda-feira, quatro jogos foram disputados simultaneamente na arena Ice Cube Curling. Das oito equipes envolvidas, seis usaram calças todas pretas e apenas uma adotou o vermelho, a Rússia. Coube então ao time da Noruega ser a exceção e varrer o conservadorismo estético da modalidade. E o desfile fashion não vai parar por aí.

"Nós mesmos escolhemos as estampas, junto com os fabricantes. Trabalhamos juntos nisso. A cada jogo vamos usar calças diferentes aqui na Olimpíada. Será uma surpresa por jogo", declarou o norueguês Hoeinberg.   

Há quatro anos em Vancouver, quando começaram a chamar a atenção com suas calças exóticas, os noruegueses deixaram a Olimpíada com a prata no peito. Agora em Sochi eles tentam repetir a combinação de moda e pódio.

ENTENDENDO O CURLING

O curling é um esporte de estratégia disputado por equipes de quatro jogadores em um ringue de gelo. O objetivo é colocar a pedra (de 17,24 a 19,96 kg) no centro do círculo, que parece com um alvo gigante, além de empurrar os objetos do time adversário para longe dele.

A partida é dividida em ends – ao todo são dez períodos destes em uma partida. Cada equipe arremessa 16 pedras por tempo. Além do jogador que dispara o objeto, outros dois “varrem” o caminho com uma espécie de rodo para controlar a velocidade da jogada. Finalmente, um atleta coordena a ação coletiva.

O curling integra o programa dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em 1924, em Chamonix, na França.