Topo

Silêncio, risadinhas e sino de vaca: como torcer no curling em seis lições

Curling envolve o público ao combinar estratégia e muita ação do quarteto sobre o gelo - AP Photo/Robert F. Bukaty
Curling envolve o público ao combinar estratégia e muita ação do quarteto sobre o gelo Imagem: AP Photo/Robert F. Bukaty

Bruno Freitas

Do UOL, Em Sochi (Rússia)

11/02/2014 12h00

Sabemos que o brasileiro não está lá tão familiarizado assim com os esportes de inverno, mas em tempos de Olimpíadas alguns deles instigam nossa curiosidade. Nas edições mais recentes este papel tem sido do curling, aquele das vassourinhas, em que se faz deslizar uma pedra grande até um alvo no fim da pista de gelo.

O curling é um jogo de muita estratégia, com o quarteto desempenhando funções distintas: um no arremesso, dois na varredura e um na análise da jogada. Em linhas gerais, ganha a partida a equipe que conseguir chegar mais vezes com a pedra (de 17,24 a 19,96 kg) ao centro do grande alvo.

A reportagem do UOL Esporte acompanhou a rodada do torneio masculino de Sochi na última segunda-feira e lista abaixo as dicas mais quentes para quem quiser aprender a torcer numa partida de curling.

1. Faça silêncio quando a pedra for arremessada

Não importa se é a equipe que você torce ou a adversária, o momento é de concentração total. É uma espécie de código de etiqueta, não se atrapalha os jogadores neste momento.

2. Se eles estão varrendo, hora de gritar

A jogada costuma ser estrategicamente mais agressiva quando os dois homens do rodo varrem o gelo para oferecer velocidade à pedra. Aí sim é hora de gritar e fazer o máximo de barulho possível.

3. Mandar a pedra rival para longe vale como um gol

É um momento de êxtase dentro da disputa. Se o rival está mais próximo do alvo e você consegue empurrar a pedra dele para longe, a sua torcida vai explodir de alegria e aplaudir.

4. Você será descolado se aparecer com um sino de vaca

O sino de vaca (cowbell) é outra marca registrada da torcida do curling. Você estará na última tendência se aparecer num jogo com ele. Mas tenha moderação no uso, porque o som dele incomoda os jogadores. A comunidade do esporte no Canadá, por exemplo, já debateu se o sino deveria ser banido.

5. Os jogadores urram, e agora pode dar uma risadinha

Uma das marcas registradas do curling são os berros que os jogadores dão para se orientarem entre si. Comandos gritados no último volume, coisas como "mais rápido" e "para". Às vezes neste momento a torcida não consegue segurar uma reação de risadinha. Mas tudo bem respeitosamente, sem chacotas.

6. Para onde olhar com quatro jogos ao mesmo tempo?

A rodada de estreia do torneio masculino em Sochi teve quatro jogos ao mesmo tempo na arena Ice Cube Curling. A maioria da torcida era russa e estava de olho na pista número 2, tentando ignorar a partida que estava na frente da visão. O jeito era caprichar no foco. Se você se perder, é só apelar para o resumo estatístico no placar. O único problema é comemorar um ponto enquanto a disputa ao lado está em um momento de concentração.