Topo

Fanfarrão mexicano esquia de mariachi na Olimpíada sem medo do ridículo

Mexicano Hubertus Von Hohenlohe usa traje inusitado de mariachi durante prova de esqui slalom -  AFP PHOTO / ALEXANDER KLEIN
Mexicano Hubertus Von Hohenlohe usa traje inusitado de mariachi durante prova de esqui slalom Imagem: AFP PHOTO / ALEXANDER KLEIN

Bruno Freitas

Do UOL, em Sochi (Rússia)

22/02/2014 12h27

Quem é aquele sujeito que desce a montanha vestido de mariachi? Se fosse na São Silvestre seria um daqueles retardatários que fazem de tudo para aparecer fantasiados na transmissão da TV. Mas, na Olimpíada de Sochi, este é o mexicano Hubertus von Hohenlohe, trazendo toda sua vocação para a fanfarronice.

Mariachi é um gênero musical tradicional do México, e o termo também designa os músicos que seguem esta linha, com seus trajes típicos. Sem medo do ridículo, Von Hohenlohe usou o aparato neste sábado para homenagear o seu país, mas se deu mal, caindo na neve na prova do slalom.

"A pista estava muito má para nós que largamos atrás. Não foi um prazer descer ela, foi como sobreviver. No final ela ganhou de mim", disse o veterano atleta, de 55 anos.

Se na pista a vida foi dura, o mexicano comemorou ter feito sucesso com seu traje na Vila Olímpica. Mesmo assim, disse que nunca mais vai usá-lo, por questão de superstição.

"Tirei muitas fotos, todos queriam comprar minha roupa, os canadenses e outros. Mas agora vou colocá-lo na parede do meu apartamento em Viena para exposição. Na próxima competição vou fazer um novo de mariachi, que me dê mais sorte. Um com as cores branca e prata", declarou o fanfarrão.

Há quatro anos, nos Jogos de Vancouver, o atleta já havia desfilado com um traje excêntrico que remetia às tradições de seu país. Na oportunidade, Von Hohenlohe apareceu na montanha esquiando fantasiado como um pistoleiro mexicano.

Na página do atleta no site oficial dos Jogos de Sochi, Von Hohenlohe diz que só continua esquiando "para manter viva a chama dos países exóticos".  Neste sábado em Sochi, a missão foi cumprida.

Aos 55 anos, Von Hohenlohe participa pela sexta vez das Olimpíadas. Segundo ele, esta é a última delas. No começo dos anos 80 o atleta fundou a confederação mexicana de esqui com a intenção de se garantir nos Jogos de Sarajevo, em 1984. Foi o começo de sua saga de resultados minguados e roupas excêntricas.  

Hubertus é descendente de uma linhagem nobre da Alemanha, a família real de Wurttemberg. Ele atua como fotógrafo profissional e passa a maior parte de seu tempo na Áustria.