Topo

Quer jogar? Brasil terá incentivo para levar equipe de curling em 2018

Federação de curling espera contagiar os brasileiros através de projeto para financiar esporte no país - AP Photo/Robert F. Bukaty
Federação de curling espera contagiar os brasileiros através de projeto para financiar esporte no país Imagem: AP Photo/Robert F. Bukaty

Bruno Freitas

Do UOL, em Sochi (Rússia)

23/02/2014 06h00

Uma das modalidades que mais chamam a atenção dos brasileiros em Jogos de Inverno pode em breve contar com representantes do país em âmbito competitivo. A Confederação Mundial de Curling deve financiar um projeto de desenvolvimento do esporte no país, com a intenção de ter um time nacional nos Jogos de 2018, em PyeongChang, na Coreia do Sul.

A ideia é que o Brasil tenha representantes em uma nova categoria do curling, de duplas mistas, a ser inserida no programa olímpico da próxima edição.

"Pelo protocolo de intenções, a gente deve disponibilizar um espaço para contar com esse incentivo. Devemos ter uma pista em um ginásio em Porto Alegre", informa Emilio Strapasson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Segundo Emilio Strapasson, o interesse da World Curling Federation é disseminar o esporte na América do Sul. Além do Brasil, a entidade também trabalha projeto de financiamento na Argentina.

Além do entusiasmo pontual sobre curling durante Olimpíadas de Inverno, anima a confederação o interesse de brasileiros que vivem no exterior. Recentemente uma clínica realizada pelo jogador Marcelo Mello no Canadá contou com 49 cidadãos do país inscritos.

O curling foi um dos esportes que mais atraíram a atenção do público durante a Olimpíada de Sochi. Os canadenses ficaram com o ouro tanto na competição masculina quanto na feminina.